Nome da Disciplina
MARKETING TURÍSTICO
CÓDIGO
1700003
Carga Horária
68 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Evolução e conceitos. O macrossistema de marketing no turismo. O microssistema de marketing no turismo, estudo de demanda do produto básico. Estudo do comportamento mercadológico do turista. Análise das oportunidades de marketing em turismo. Análise quantitativa do mercado, segmentação, objetivos de marketing. Sistema de Informação de Marketing e Pesquisa mercadológica. O composto de marketing em turismo: produto, preço, praça e promoção. O planejamento e o plano de marketing em turismo.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar uma visão ampla dos conceitos e instrumentos de marketing turístico, a partir da compreensão do marketing como fator essencial para os gestores de turismo.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 –Evolução do conceito e da natureza do marketing e o seu ambiente.
UNIDADE 2 – Composto de Marketing Turístico.
UNIDADE 3 – Ambiente de Marketing Turístico.
UNIDADE 4 – O Comportamento do Consumidor Turístico.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • KOTLHER, Philip e KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2007.
  • CHURCHILL, Gilbert A. e J. Paul Peter. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Savaira, 2005.
  • KOTLER, Philip e ARMSTRONG. Gary. Princípios de Marketing. 9 ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 2005.

Bibliografia Complementar:

  • LOVELOCK, Christopher; WIRTZ, Jochen e HEMZO, Miguel A. Marketing de Serviços. 7ª ed. São Paulo: Pearson Editora, 2011.
  • MOTA, Keila Cristina Nicolau. Marketing Turístico. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
  • SWARBROOKE, John e HORNER, Susan. O Comportamento do Consumidor no Turismo. São Paulo: Aleph, 2002.

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