Nome da Atividade
EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
CÓDIGO
1700047
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Empreendedorismo: opção de carreira. Identificação de oportunidades, espírito de liderança e visão de futuro. Inovação e criatividade. Elaboração de plano de negócio.

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir a inovação como elemento central da modernidade. Descrever e estimular, dentro das novas condições sociais e ambientais, o comportamento empreendedor e, por conseguinte, tratar do empreendedorismo como uma opção de carreira. Apresentar as peculiaridades do empreendedor brasileiro. Apresentar as etapas necessárias na construção de um novo negócio. Refletir criticamente acerca de um dos elementos centrais do comportamento empreendedor: a destruição criativa.

Conteúdo Programático

UNIDADE I – MODERNIDADE E INOVAÇÃO
1.1 O que é modernidade?
1.2 Elementos formadores da modernidade
1.3 Empreendedorismo e inovação (origens e evolução)
1.4 Mudança e inovação;
1.5 Indivíduo, Sociedade e Empreendedorismo;
1.6 Características do empreendedor.

UNIDADE II – O EMPREENDEDORISMO E EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
2.1 Cultura nacional e as organizações brasileiras;
2.2 Empreendedorismo e subdesenvolvimento;
2.3 Modismos e inovações na gestão (a influência externa);
2.4 Perfil do empreendedor brasileiro.


UNIDADE III – DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE NEGÓCIOS
3.1 Análise ambiental e a descoberta de uma oportunidade;
3.2 Definição do negócio, da missão, da visão e dos objetivos
3.3 Definição do mercado e da estratégia (planejamento);
3.4 Estabelecimento do Mix de Marketing;
3.5 Avaliação da viabilidade;
3.6 Pré-requisitos necessários para iniciar um empreendimento;
3.7 Apresentação e preparação de um plano de negócios para viabilizar o empreendimento.
UNIDADE IV – REFLEXÕES CRÍTICAS
4.1 Destruição criadora e a sociedade;
4.2 O mito da escassez;;
4.3 Inovação e meio ambiente;
4.4 Consumo e distinção social
4.5 Repensando o papel do empreendedor.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CHIAVENATO, Idalberto. Vamos abrir um negócio? São Paulo: Makron Books, 1995.
  • DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999.
  • CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Atlas, 2008.
  • DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa: uma idéia, uma paixão e um plano de negócios – como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • DRUCKER, P. F. Inovação e Espírito Empreendedor. São Paulo: Pioneira, 1986.
  • FURTADO, Celso. O mito do desenvolvimento economico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
  • HISRICH, R. D., PETERS, M. P. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2004.
  • HSM Management (textos selecionados). Barueri: Hxr Brand House, 1997. Bimestral.
  • PINCHOT III, Gifford. Intrapreneuring: por que você não precisa deixar a empresa para tornar-se um empreendedor. São Paulo: Harbra, 1989.

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