Nome da Disciplina
CONTABILIDADE BÁSICA EM HOTELARIA
CÓDIGO
1680081
Carga Horária
68 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

O fluxo de Negócio e a Contabilidade. O significado das informações contábeis: conceitos de ativo e passivo, Regime de Competência versus Regime de Caixa. Diferentes demonstrativos de resultados nas indústrias e no comércio. Os princípios contábeis. A mecânica contábil. Os demonstrativos contábeis e suas análises. Índices gerenciais para analise financeira (índice de atividade, Índices operacionais, índices de lucratividade, Índices de liquidez, Índice de solvência, análise vertical e análise horizontal. Aplicabilidade do conteúdo em restaurante, hotéis, bares e similares)

Objetivos

Objetivo Geral:

Levar o aluno o conhecimento de informações básicas sobre os conceitos da contabilidade hoteleira sua funcionalidade, aplicabilidade e importância no processo administrativo, gerencial e decisorial, e simulando-o como usuário da contabilidade e auxiliando-o na interpretação dos relatórios e planos contábeis utilizados como ferramenta para a tomada de decisões em hotéis e restaurantes.

Conteúdo Programático

1. Noções preliminares sobre contabilidade
2. Plano de Contas
3. Relatórios contábeis
4. Balancete/apuração do resultado
5. Balanço patrimonial
6. Demonstração do Resultado do Exercício
7. Princípios contábeis
8. Procedimentos contábeis diversos

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Básica: BRUNI, Adriano Leal. A administração de custos, preços e lucros: com aplicações na HP12C e Excel . 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010. BORNIA, Antonio Cezar. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas . 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010. IUDICIBUS, Sergio de. Contabilidade introdutória. São Paulo: Atlas, 2006.

Bibliografia Complementar:

  • Complementar: MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2003. PADOVEZE, Clóvis Luis Manual de contabilidade básica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1996. RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Geral-Fácil. São Paulo. Saraiva, 1997.

Página gerada em 19/12/2018 05:53:23 (consulta levou 0.080685s)