Nome da Atividade
PESSOAS PORT. NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPEC
CÓDIGO
1000166
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Estudo do desenvolvimento humano nas questões relacionadas ao ensino e a aprendizagem do sujeito com necessidades educacionais especiais.
Análise dos fundamentos sobre os quais se assentam as ações efetivas de educação inclusiva em seus aspectos teóricos – práticos e de investigação científica. Papel do psicólogo frente aos princípios, políticas e práticas de inclusão.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer o sujeito portador de necessidades educativas especiais.
Compreender como se realizam os processos de ensino e de aprendizagem para as pessoas com necessidades educacionais especiais.

Conteúdo Programático

1. Introdução ao Estudo dos Portadores de Necessidades Especiais
1.1 Reflexões sobre a diversidade que constitui o alunado
1.2. História dos Portadores de Necessidades Especiais e da Educação Especial
2. Sistema de Ensino, Legislação, as Políticas e os Programas para a Educação Inclusiva.
3. O sujeito com NEE: Conceitos, concepções, características e tipos de atendimentos (pesquisa e prática)
4. Papel do psicólogo frente aos princípios, políticas e práticas de inclusão.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • COLL, César, PALACIOS, J., MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação - necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. v. 3
  • SKLIAR, Carlos et al. Educação e exclusão – abordagens sócio-antropológicas em educação especial. 3 ed. Porto Alegre: Mediação, 1997. (Cadernos de Autoria)

Bibliografia Complementar:

  • GLAT, Rosana. Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011.

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