Nome da Atividade
NOVAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS
CÓDIGO
1449139
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3

Ementa

Desenvolvimento de processos de criação de vídeos de forma artística e pedagógica utilizando softwares livres. Produzir vídeos de ficção, stop motion e documentários ampliando a experiencia artística e poética dos alunos.

Objetivos

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

1. Produção de Vídeo Estudantil
1.1 Vídeo como ação pedagógica
1.2 Cinema e Educação histórico
1.3 Tecnologia, Educação e Artes

2. Cinema
2.1 Linguagem audiovisual e narrativa
2.2 Software Livres de Cinema

3. Processos de criação
3.1 Stop Motion
3.2 Vídeo de ficção
3.3 Documentário

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CASTELLI, Rosana Elisa. Cinema educativo, 1920-1930: a educação das massas e a educação do cinema nacional. Rio de Janeiro: 2010
  • PEREIRA, Josias; JANHKE, Giovana. A produção de vídeo nas escolas: educar com prazer. Pelotas: Erdfilmes, 2012.
  • PEREIRA, Josias; DAL PONT, Vânia. Como Fazer vídeo Estudantil na Prática da Sala de Aula. Rio de Janeiro: Erdfilmes, 2019
  • CARVALHAL, Fernanda Caraline De Almeida. Cultura áudio-Imagética escolar: Do INCE aos dias de Hoje. 6º Encontro de Educação e tecnologia de informação e Comunicação. Rio de Janeiro, 2008.

Bibliografia Complementar:

  • PEREIRA, Josias; MATTOS, Daniela. A Produção de Vídeo na Prática Escolar: Análise do I Festival de Vídeo Estudantil da Cidade de Capão do Leão/Rs- Brasil. Revista Tecnologias na Educação- Ano 9-Número/Vol.19- Julho 2017.
  • CARVALHAL, Fernanda Caraline De Almeida. Luz, Câmera, Educação! O Instituto Nacional de Cinema Educativo e a formação da cultura áudio-imagética escolar ; Dissertação apresentada à Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro: 2008

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