Nome da Atividade
PRÁTICA PROFISSIONAL I
CÓDIGO
0110281
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2

Ementa

Identificação de possibilidades de atuação para o artista plástico e o exercício da apresentação e da proposição como essenciais ao profissional a partir do reconhecimento das ideologias dos espaços culturais para efetivar estratégias de inserção. Identificação do caráter social da arte, os benefícios do trabalho coletivo e dos veículos propositivos. Intervenção como forma de inserção no cotidiano da cidade.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver uma postura crítica, propositiva e de articulação, que possibilite a participação no meio artístico-cultural, percebendo possibilidades de inserção neste e/ou estabelecendo interação com outras áreas de conhecimento que não a artística, verificando cruzamentos possíveis, criando situações onde o profissional possa propor, atuar, agenciar ou interagir.
Compreender como funciona o sistema artístico em suas diversas ramificações. Desenvolver uma postura profissional no discurso e na auto-apresentação que articule estratégias de abordagem. Conhecer espaços culturais e saber distinguir as características ideológicas dos lugares. Exercitar o desenvolvimento e apresentação de projetos.

Conteúdo Programático

Leitura de textos, debate e elaboração de resumos.
Montagem e apresentação de portfólio com fotos de qualidade, textos pessoais e/ou textos de outros autores, currículo e todos os dados necessários para melhor compreensão do trabalho.
Proposição de uma intervenção artística coletiva, com a verificação acurada de todos os trâmites e dados necessários para viabilizá-la.
Visita a espaços alternativos de arte contemporânea, apresentação em aula do espaço visitado: imagens, teor da conversa com as pessoas responsáveis, dados levantados, prós e contras do espaço e da localização, verificação da possibilidade de apresentação de propostas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BASBAUM, Ricardo. O papel do artista como agenciador de eventos e fomentador de produções frente à dinâmica do circuito de arte. In: O visível e o invisível na arte atual. Revista CEIA, Belo Horizonte: 2002, pp. 96-119.
  • BERNARDES, Maria Helena. Vaga em campo de rejeito. Documento Areal 2, São Paulo: Escrituras, 2003.
  • Chiarelli, Tadeu (coord.). Grupo de estudos em curadoria. Museu de Arte Moderna de São Paulo, SP: MAM, 1998.
  • FERVENZA, Hélio. A produção do deserto. In: O + é deserto. Documento Areal 3. São Paulo: Escrituras, 2003, pp.67-89.
  • JIMENEZ, Marc. Contra o esteticamente correto. In Revista Porto Arte. Porto Alegre. v. 8, n.15, pp. 93-101, nov. 1997.
  • O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço de arte. São Paulo, Martins Fontes, 2002.

Página gerada em 29/03/2024 08:14:44 (consulta levou 0.056983s)