Nome da Disciplina
ÁUDIO II
CÓDIGO
1440165
Carga Horária
68 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Audiovisão. Diegese, sincronia e temporalidade do som. A finalização de áudio para cinema e produtos audiovisuais. Foley. Dublagem.

Objetivos

Objetivo Geral:

Aprofundar o uso crítico-reflexivo das diferentes camadas sonoras em produtos audiovisuais.

 

Objetivos Específicos:

Trabalhar a percepção e apreciação do universo sonoro; princípios gerais de física acústica e o uso de som direto e/ou dublagem em obras audiovisuais; aprofundar conceitos de paisagem sonora, trilha sonora, decupagem sonora e uso narrativo do som em obras audiovisuais.

Conteúdo Programático

Enfoque prático/técnico:
- relação síncrona/assíncrona, diegética/não-diegética/meta-diegética entre som e imagem;
- biblioteca de som: sistematização e padronização de formatos;
- decupagem sonora, mapa de som, roteiro técnico de som;
- narrativa audiovisual: desenho e design de som, foley, tipo e categorização vocal, dublagem, narração.
- realização audiovisual em função específica de áudio.
Enfoque teórico/estético:
- audiovisão;
- sincronia, diegese e temporalidade do som;
- terminologia específica da área de som;
- elementos/características do som;

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALMEIDA, Milton Jose de. Imagens e sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 1994. 110 p. [BCS - 306.4 A447i, 11 exemplares] AMENT, Vanessa Theme. The foley grail: the art of performing sound for film, games, and animation. Amsterdam: Boston: Elsevier, 2009. xvi, 199 p. [BCS - 791.43024 A511f, 2 exemplares] BENNETT, Roy. Elementos básicos da música. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 1998. 96 p. [BCS - 780.7 B471e, 3 exemplares] COSTA, Fernando Morais da. O som do cinema brasileiro. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. 260 p. [BCS - 778.53 C837s, 3 exemplares] COPLAND, Aaron. Como ouvir (e entender) música. Rio de Janeiro: Artenova, 1974. 177 p. [BCS, AAE - 780.7 C784c, 4 exemplares] GOLDMARK, Daniel; KRAMER, Lawrence. Beyond the soundtrack: representing music in cinema. Berkeley: University of California Press, 2007. vii, 324 p. [BCS - 781.542 B573, 3 exemplares] HOLMAN, Tomlinson. Sound for film and television. 3rd ed. Burlington: Focal Press, 2010. xiii, 248 p. [BCS - 778.5 H747s 3.ed., 2 exemplares] HOLMAN, Tomlinson. Surround sound: up and running. 2nd ed. Amsterdã: Elsevier, 2008. xii, 240 p. [BCS - 621.3893 H747s 2.ed., 2 exemplares] JOURDAIN, Robert. Música, cérebro e êxtase: como a música captura nossa imaginação. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998. 441 p. [BCS - 781 J862m, 3 exemplares] KENWORTHY, Christopher. Master shots: vol. 2 : 100 ways to shoot great dialogue scenes. 2nd ed. Studio City: Michael Wiese Productions, 2011. x, 224 p. [BCS - 791.430233 K37m 2.ed., 2 exemplares] MÁXIMO, João. A música do cinema: os 100 primeiros anos . Rio de Janeiro: Rocco, 2003. 2v. [BCS - 782.85 M464m 2003, 6 exemplares] MURCH, Walter. Num piscar de olhos: a edição de filmes sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 2004. 151 p. [BCS - 778.53 M973n, 6 exemplares] RODRÍGUEZ, Ángel. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006. 344 p. [BCS - 302.2 R696d, 3 exemplares] SCHAFER, R. Murray, 1933- . Afinação

Bibliografia Complementar:

  • AVELLAR, José Carlos, 1936. Imagem e som: imagem e acao, imaginacao. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. 192 p. [BCS - 791.43 A949i, 1 exemplar] BENNETT, Roy. Uma breve história da música. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. 80 p. [BCS - 780.9 B472b 4.ed, 2 exemplares] BARTLETT, Bruce; BARTLETT, Jenny. Recording music on location: capturing the live performance. Amsterdã: Boston: Focal Press, 2007. xix, 296 p. [BCS - 781 B289r, 3 exemplares] BILHARINHO, Guido. O filme musical. Uberaba: Instituto Triangulino de Cultura, 2006. 292 p. [BCS - 791.4309 B595f, 1 exemplar] CAZNOK, Yara Borges. Musica: entre o audivel e o visivel. 2. ed. São Paulo: Ed. da UNESP ; Funarte, 2008. 242 p. [BCS - 780.1 C334m 2.ed., 3 exemplares] DOURADO, Henrique Autran. Dicionário de termos e expressões da música. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2008. 382 p. [BCS - R 780 D739d 2.ed., 3 exemplares] GERBASE, Carlos. Cinema: primeiro filme : descobrindo, fazendo, pensando. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2012. 275 p. [BCS - 778.53 G361c, 5 exemplares] HARMONCANT, Nikolaus. O discurso dos sons: caminhos para uma nova compreensao musical. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. 272 p. [BCS - 781 H291d, 2 exemplares] HENRIQUE, Luís L. Acústica musical. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002. 1130 p. [BCS - 781.1 H519a, 2 exemplares] HERNANDES, Nilton. A mídia e seus truques: o que jornal, revista, TV, rádio e internet fazem para captar e manter a atenção do público. São Paulo: Contexto, 2006. 278 p. [BCP - 302.23 H557m, 5 exemplares] KATZ, Mark. Capturing sound: how technology has changed music. Berkeley: University of California Press, 2004. xiii, 276 p. + CD-ROM [BCS - 789.98 K19c, 1 exemplar] KIRN, Peter. Real world digital audio. Berkeley: Peachpit, 2006, 615 p. [BCS - 789.9 K59r, 1 exemplar] MASCELLI, Joseph V. Os cinco Cs da cinematografia: técnicas de filmagem. São Paulo: Summus, 2010. 287 p. [BCS - 778.5302 M395c 2010, 3 exemplares] MIRANDA, Eduardo Reck. Computer sound design: synthesi

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
DESING SONORO II Cinema de Animação (Bacharelado)

Página gerada em 16/12/2018 23:21:53 (consulta levou 0.100932s)