Nome da Atividade
EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA
CÓDIGO
0388141
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
- O pensamento científico moderno a partir das diferentes teorias do conhecimento e as suas manifestações no campo da Educação Física;
- A filosofia construtivista e as questões conceituais da área.
- A filosofia construtivista e as questões conceituais da área.
Objetivos
Objetivo Geral:
Na estrutura organizacional das disciplinas do PPGEF/UFPel não consta(m) o(s) objetivo(s) das disciplinas.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRACHT, Vater & Crisorio Ricardo, (coords.) . A Educação Física No Brasil e Na Argentina: Identidade, desafios e Perspectiva. Campinas, SP: Autores associados; Rio de Janeiro: PROSUL, 2003. BRACHT, Vater; Educação Física & Ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ijui, RS: Ed. Unijui, 1999. Caderno de Metodologia e Técnica de Pesquisa: revista anual de metodologia da pesquisa/número especial - Questões Epsitemológicas. Universidade Estadual de Maringá. Maringá, UEM, n 9, 1999. CASTRO, Edgardo. El vocabulario de Michel Foucault: um recorrido alfabétivo por sus temas, conceptos y autores. Editorial,Univerisidad Nacional de Quilmes, Buenos Aires, 2004. DELEUZE, Gilles & GUATARRI, Félix. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992. FOUCAULT, Michel: Ditos & Escritos II: Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento. Org. e Sel. Manuel Barros da Motta; Trad. Elisa Monteiro, Rio De Janeiro: Forense Universitária, 2000. ????; Saber Y Verdade; Edicíon, Trad. y Prólogo: Julia Varela Y Fernando Alvarez-Uria. La Piqueta, Madrid, España, 1995. ????; As palavras e as coisas; uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma Tammus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 1999. DELACAMPAGNE, Chistian. História da Filosofia No Século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1997. JAPIASSU, Hilton. Introdução às Ciências Humanas: Análise de Epistemologia Histórica. São Paulo, Editora Letras & Letras, 2002. RIGO, L. Carlos e Pardo, Eliane. Educação Física como Ciência: para sair do século XIX. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, Co-Edição: Autores Associados, v 22 n 1 setembro 2000, p. 39 - 52. NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Sobre verdade e Mentira No Sentido Extra - Moral. In: Os Pesandores / Obras Incompletas. Trad. rubens Rodrigo Torres Filho, São Paulo: Abril Cultural, 1983. p. 43- 51. MACHADO, Roberto. Nietzsche e a Verdade. São Paulo, Paz e Terra, 1999. ????, Ciência e Saber : A Trajetória da Arqueologia de Michel Foucault. Rio De Janeiro, Edi