Nome da Disciplina
HISTÓRIA, FILOSOFIA E EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA
CÓDIGO
D000283
Carga Horária
51 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

História e filosofia da Ciência: a natureza e o papel do conhecimento científico. Categorias epistemológicas e a relação com o ensino. Especificidades entre conhecimento cotidiano, escolar e científico. História da ciência na produção do conhecimento científico. Relações entre sociedades, culturas, conhecimentos científicos e tecnológicos.

Objetivos

Objetivo Geral:

GERAL
- Discutir sobre questões associadas aos processos históricos e sociais de produção e validação do conhecimento científico e a distinção de outros conhecimentos culturalmente presentes na sociedade.
ESPECÍFICOS:
- Propiciar compreensões e debates sobre a natureza da ciência e as relações entre sujeito e objeto do conhecimento.
- Refletir sobre implicações de diferentes categorias epistemológicas e diferentes visões de ciência, associadas ao processo de ensino e de aprendizagem de Ciências.
- Estudar especificidades e diferenças entre o conhecimento cotidiano, científico e escolar, bem como a valorização da cultura e gênero de diferentes grupos sociais (afrobrasileira, indígena, etc).

Conteúdo Programático

1.História e filosofia da Ciência: definições iniciais de Ciência e conhecimento científico.
2. História da Ciência. Processos históricos de produção do conhecimento científico de conceitos da Ciência, a exemplo do modelo atômico.
3. Introdução à epistemologia com base em filósofos da Ciência (Popper, Bachelard, Kuhn, Fleck). As relações entre sujeitos e objeto do conhecimento. As categorias epistemológicas (dogmatismo, relativismo, ceticismo, criticismo, empirismo, racionalismo, idealismo, realismo ingênuo e realismo crítico) e suas implicações na formação docente e no ensino de Ciências.
4.Distinções e relações estabelecidas na Ciência entre aspectos fenomenológicos, teóricos e representacionais.
5. Especificidades, relações e diferenças entre o conhecimento cotidiano, conhecimento escolar e conhecimento científico.
6.Implicações e relações entre sociedades, culturas e conhecimento científico e tecnológico.
7. Propostas de ensino de Ciências/Química com base em aspectos da história e filosofia da Ciência.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliensis, 1993. LOPES, Alice R. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: UERJ, 1999.
  • PEDUZZI, Luiz O. Q.; MARTINS, André F. P.; FERREIRA, Juliana M. H. (Orgs.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EDUFRN, 2012. Disponível em DOI: 10.5007/2175-7941.2013v30n1p227
  • LOPES, Alice R. C. Currículo e epistemologia. Ijuí: Unijuí, 2007.

Bibliografia Complementar:

  • CHASSOT, A. A Ciência através dos Tempos. São Paulo: Moderna (coleção Polêmica), 1994.
  • BORGES, Regina M. R. Em debate: cientificidade e educação em ciências. Porto Alegre: SE/CECIRS, 1996.
  • BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Trad. Estela S. Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996
  • GIL PÉREZ, Daniel et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Contexto e Educação. V. 7, n. 2, Bauru: FE/UNESP, p. 125-153, 2001.
  • HESSEN, Johannes. Teoria do Conhecimento. Trad. João V. G. Cuter, 2.ed, São Paulo: Martins Fontes, 2003.

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