Nome da Disciplina
FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUC.
CÓDIGO
D000780
Carga Horária
51 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudos das relações entre cultura, trabalho, sociedade e educação. A disciplina percorre a
história da educação brasileira mostrando suas principais dimensões filosóficas, sociais e
políticas. Inicia-se no chamado movimento "Escola Nova” e se atualiza aos dias atuais,
focando, especialmente, as principais políticas para o setor educacional.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer as principais correntes teórico-filosóficas e sócio-históricas da educação
brasileira, bem como os pressupostos que as fundamentam com o intuito de refletir sobre o seu contexto histórico e suas implicações nas políticas de formação de professores e no
fazer pedagógico

 

Objetivos Específicos:

- Identificar e caracterizar as principais tendências pedagógicas na educação brasileira,
analisando sua influência no fazer pedagógico;
- Analisar o conjunto de relações sociais, de trabalho, de consumo, dentre outras que
constituem os processos educativos e o homem como um ser histórico;
- Discutir sobre os objetivos gerais da Educação Básica, no que dizem respeito à
aprendizagem, propostos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN) 9394/96.
- Desenvolver expressão oral e escrita;

Conteúdo Programático

UNIDADE I – Movimento Escolanovista;
UNIDADE II – Educação Brasileira no contexto da Educação para Todos;
Movimentos de interiorização e expansão da Educação Superior no Brasil;
UNIDADE III – Cultura, Trabalho, Sociedade e Educação; Principais pensadores em
educação;
UNIDADE IV - Políticas de formação de professores na modalidade a distância;
UNIDADE V - Legislação: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira –
LDBEN 9394/96 e Plano Nacional de Educação – Lei 13005/14;
UNIDADE VI – Revisão
UNIDADE VII – Avaliação Somativa

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. São Paulo: Moderna, 1992. _____. História da educação. São Paulo: Moderna, 1998. BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. São Paulo: A&C Editora, 2003. BRANDÃO, Carlos R. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 1993. BRASIL, LDB. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em < www.planalto.gov.br >. Acesso em: 20 jun 2017. GHIRALDELLI Junior, Paulo. Filosofia e história da educação brasileira: da colônia ao governo Lula. 2ª ed. Barueri, SP: Manole, 2009.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
FUND. SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUC. Letras - Espanhol - Polo Balneário Pinhal (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUC. Letras - Espanhol - Polo Paranaguá (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUC. Letras - Espanhol - Polo Santa Vitória do Palmar (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUC. Letras - Espanhol - Polo São Sepé (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUC. Letras - Espanhol - Polo Serafina Corrêa (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUC. Letras - Espanhol - Polo Cacequi (Licenciatura)

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