Nome da Disciplina
FUNDAMENTOS DA EAD I
CÓDIGO
D000781
Carga Horária
51 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Informação e comunicação, ambientes colaborativos de aprendizagem, cibercultura,
interatividade na WEB, educação on-line

Objetivos

Objetivo Geral:

O objetivo geral da disciplina consiste em oferecer uma visão abrangente sobre as
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com relação aos ambientes
colaborativos de aprendizagem, à cibercultura e à educação on-line.

 

Objetivos Específicos:

• Propiciar a percepção do uso das TIC no processo ensino-aprendizagem;
• Possibilitar a experimentação de Tecnologias Digitais on-line como ferramentas
didático-pedagógicas na Educação a Distância e no ambiente de aprendizagem.

Conteúdo Programático

UNIDADE I –
Comunicação e informação
Era da comunicação
Era da informação
Era da conexão
Tecnologia da Informação e Comunicação - TICs
UNIDADE II –
Cibercultura
História
Cidades digitais (cibercidades)
UNIDADE III –
Comunidades Virtuais
O que são Comunidades Virtuais
Como se formam Comunidades Virtuais
Comunidades virtuais de aprendizagem
Comunidades virtuais vs. Educação
UNIDADE IV –
Interação e interatividade
Espaços e tempos de interação social na WEB
Interação como força de um sistema
UNIDADE V –
Trabalho de avaliação

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LEFFA, Vilson J. Interação virtual versus interação face a face: o jogo de presenças e ausências. Trabalho apresentado no Congresso Internacional de Linguagem e Interação. São Leopoldo: Unisinos, agosto de 2005. LÉVY, P. Cibercultura. Editora 34. MUSSOI, Eunice Maria. FLORES, Maria Lucia Pozzatti. BEHAR, Patricia Alejandra. Comunidades Virtuais: um novo espaço de aprendizagem. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/8aEunice.pdf Acesso em: 16/03/2015. OLIVEIRA, Gerson Pastre de. Novas tecnologias da informação e da com unicação e a construção do conhecimento em cursos universitários: reflexões sobre acesso, conexões e virtualidade. OEI-Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653). Disponível em: http://www.rieoei.org/deloslectores/344Pastre.pdf Acesso em: 16/03/2015. QUEZADA, Ariel; CANESSA, Enrique. La complejidad de los procesos educativos en el aula de clases. Educar em Revista. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/1550/155013363009.pdf Acesso em: 16/03/2015. SANTOS, Márcio Adriano dos; SILVA, Zayr Cláudio G. da. Cibercultura e Ciberespaço: novos cenários na preservação da memória. XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Sistemas de Informação, Multiculturalidade e Inclus ão Social. Maceió, Alagoas, 07 a 10 de Agosto de 2011. Disponível em: http://febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/schedConf/presentations Acesso em: 10/03/2013. SARTORI, Ademilde Silveira; ROESLER, Jucimara. Comunidades virtuais de aprendizagem: espaços de desenvolvimento de socialidades, comunicação e cultura. II Simpósio: e-agor@a professor? Para onde vamos?. COMFIL-PUC-SP/COGEAE. 7-8 noembro/2003. Disponível em: http://www.pucsp.br/tead/n1a/artigos %20pdf/artigo1.pdf Acesso em: 16/03/2015. VETROMILLE-CASTRO, Rafael. Considerações sobre grupos em ambientes virtuais de aprendizagem como sistemas complexos. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982008000100010 Acesso em: 16/0

Bibliografia Complementar:

  • IRIONDO OTERO, W.R. Educação a distância: desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível em e-learning. Tese de Doutorado. Florianópolis: UFSC/PPEGC, 2008. Disponível em: http://btd.egc.ufsc.br/wp-content/uploads/2010/06/Walter-RubenIriondo-Otero.pdf LEMOS, A. Cibercultura e mobilidade: a era da conexão. In: Razón y Palabra, n.41, 2004. Disponível em: http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n41/alemos.html Acessado em 17/10/2009.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
FUNDAMENTOS DA EAD I Letras - Espanhol - Polo Novo Hamburgo (Licenciatura)
FUNDAMENTOS DA EAD I Letras - Espanhol - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
FUNDAMENTOS DA EAD I Letras - Espanhol - Polo Cachoeira do Sul (Licenciatura)
FUNDAMENTOS DA EAD I Letras - Espanhol - Polo Santana do Livramento (Licenciatura)
FUNDAMENTOS DA EAD I Letras - Espanhol - Polo Balneário Pinhal (Licenciatura)
FUNDAMENTOS DA EAD I Letras - Espanhol - Polo Arroio dos Ratos (Licenciatura)
FUNDAMENTOS DA EAD I Letras - Espanhol - Polo Herval (Licenciatura)
FUNDAMENTOS DA EAD I Letras - Espanhol - Polo Restinga Sêca (Licenciatura)
FUNDAMENTOS DA EAD I Letras - Espanhol - Polo Paranaguá (Licenciatura)
FUNDAMENTOS DA EAD I Letras - Espanhol - Polo Santa Vitória do Palmar (Licenciatura)
FUNDAMENTOS DA EAD I Letras - Espanhol - Polo São Sepé (Licenciatura)
FUNDAMENTOS DA EAD I Letras - Espanhol - Polo Sapiranga (Licenciatura)
FUNDAMENTOS DA EAD I Letras - Espanhol - Polo Sapucaia do Sul (Licenciatura)
FUNDAMENTOS DA EAD I Letras - Espanhol - Polo Serafina Corrêa (Licenciatura)
FUNDAMENTOS DA EAD I Letras - Espanhol - Polo Cacequi (Licenciatura)

Página gerada em 18/12/2018 21:34:32 (consulta levou 0.112963s)