Nome da Atividade
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA
CÓDIGO
D000947
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

O processo de ensino e suas ações. A relação teoria-prática na formação do educador. Ensino de Filosofia. Processo de profissionalização docente. Principais teorias do Currículo. Planejamento escolar. A sala de aula como objeto de análise: objetivos, conteúdos, organização. Avaliação escolar. Estágios e práticas complementares.

Objetivos

Objetivo Geral:

Reconhecer a atividade de ensino-aprendizagem como um processo dinâmico e complexo, onde o educador representa a mediação necessária ao seu desenvolvimento educacional como forma de organização metodológica na sala de aula, refletindo ainda sobre a avaliação em suas dimensões.

 

Objetivos Específicos:

Investigar a função da escola num processo de subjetivação;
Refletir sobre o ensino de Filosofia;
Problematizar a formação docente e o processo de profissionalização docente
Analisar as principais teorias do currículo;
Refletir sobre a construção do planejamento escolar;
Problematizar o processo de avaliação escolar;
Investigar a função dos estágios e práticas complementares.

Conteúdo Programático

UNIDADE I – A modernidade e a invenção da escola;
UNIDADE II – O ensino de Filosofia;
UNIDADE III – A formação docente e o processo de profissionalização docente;
UNIDADE IV – Principais teorias do currículo;
UNIDADE V – Planejamento escolar;
UNIDADE VI – Avaliação escolar;
UNIDADE VII – Estágios e práticas docentes complementares.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Página gerada em 18/09/2020 23:39:14 (consulta levou 0.100179s)