Nome da Disciplina
Educação Brasileira:organização e políticas públicas
CÓDIGO
D001125
Carga Horária
68 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estado e suas relações com as políticas públicas e políticas educacionais no percurso da história da educação brasileira. Organização e funcionamento da educação básica no Brasil. A legislação, os sistemas educacionais e a organização da escola. A profissionalização docente. O financiamento da educação. Estudo e análise do sistema educacional brasileiro nos seus diversos níveis e modalidade, considerando os aspectos administrativos, didáticos e financeiros.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreensão da legislação, das políticas educacionais e da realidade educacional na sua relação com a estrutura política, econômica e social;
Desenvolver um olhar crítico sobre os sistemas educacionais para construir instrumentos que permitam exercer a critica com objetividade, possibilitando a tomada de posições e o exercício da analise constante das transformações da realidade educacional e social.

 

Objetivos Específicos:

Obter conhecimentos e amparo para o educador e o educando – visando a garantia de direitos individuais e coletivos;
Desenvolver o exercício do olhar crítico sobre os fatos educacionais necessários ao professor comprometido.

Conteúdo Programático

* ESTADO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Educação: estrutura e sistema;
As finalidades e objetivos da educação;
A educação brasileira em dados;
O público e o privado na educação;
Políticas públicas de educação no Brasil contemporâneo;
Estado, Políticas Sociais e Políticas educacionais;
Teorias do estado e Políticas Públicas de Educação no Brasil
* EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Gênese da escola pública brasileira
Educação nas Constituições brasileiras: perspectiva histórica
Legislação de Ensino no Brasil
* ORGANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Organização, gestão e funcionamento da educação brasileira
Princípios e fins da educação nacional
Regime de colaboração entre as esferas de poder público
Educação básica: estrutura e organização
* DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Universalização do Ensino
Democratização do acesso e Permanência na escola
* FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
* PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
Aspectos históricos da Profissão Docentes
Políticas de Formação Docente
Valorização do Magistério: carreira e políticas salariais
* POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA ATUALIDADE
Políticas Públicas em Educação
Implantação da LDBEN
Políticas educacionais na modalidade da educação a distância
Educação e Movimentos Sociais
Educação de Adultos e Erradicação do Analfabetismo
Educação e financiamento internacional: Banco Mundial, UNESCO
Limites e perspectivas da Educação Brasileira

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2018 / 2 2850 445 Filosofia - Polo Agudo (Licenciatura)
Filosofia - Polo Arroio dos Ratos (Licenciatura)
Filosofia - Polo Balneário Pinhal (Licenciatura)
Filosofia - Polo Cachoeira do Sul (Licenciatura)
Filosofia - Polo Esteio (Licenciatura)
Filosofia - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
Filosofia - Polo Imbé (Licenciatura)
Filosofia - Polo Jaguarão (Licenciatura)
Filosofia - Polo Novo Hamburgo (Licenciatura)
Filosofia - Polo Santana da Boa Vista (Licenciatura)
Filosofia - Polo Santana do Livramento (Licenciatura)
Filosofia - Polo Santa Vitória do Palmar (Licenciatura)
Filosofia - Polo Santo Antônio da Patrulha (Licenciatura)
Filosofia - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura)
Filosofia - Polo São José do Norte (Licenciatura)
Filosofia - Polo São Lourenço do Sul (Licenciatura)
Filosofia - Polo São Sepé (Licenciatura)
Filosofia - Polo Sapiranga (Licenciatura)
Filosofia - Polo Sapucaia (Licenciatura)
VALESCA BRASIL COSTA
Professor responsável pela turma

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