Nome da Atividade
DANÇA I
CÓDIGO
0370118
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Introdução ao universo da Dança, histórico e conceitos. A dança e a inserção nos currículos em ambientes informais, públicos e particulares. Estilos de Dança e enfoque nos processos de dança relacionados com o profissional de Educação física. A Dança Criativa e suas relações com a Educação física. Processos pedagógicos para o ensino da Dança. A dança e a Universidade. O exercício docente na educação informal. Aplicabilidade da dança na academia e no clube com diferentes públicos e relato de experiências.

Objetivos

Objetivo Geral:

Propor experiências de aprendizagem que propiciem ao aluno adquirir conhecimentos dos princípios teóricos e práticos do movimento corporal aplicados à dança e capacitar-se para sua execução e aplicação em grau elementar.
Propor vivências para aprendizagem de movimentos direcionados aos diferentes estilos de dança, bem como os processos pedagógicos e a cultura da modalidade.
Promover reflexões sobre a dança no mercado informal
Análise de vídeos e espetáculos de Dança
Promover reflexões sobre a dança no mercado informal de ensino, bem como sua absorção e contribuição das técnicas regionais tradicionalistas e afro brasileiras
Articular a ligação entre teoria e prática através das práticas pedagógicas como componente curricular.

Conteúdo Programático

- UNIDADE I:
- A DANÇA-Conceito e características, aspectos históricos, tipos de danças
- UNIDADE II:
- O ballet clássico
- Dança moderna e contemporânea
- Dança jazz
- Sapateado
- Dança de salão
- Dança afro-brasileira e suas implicações no mercado informal
 UNIDADE III: A expressão corporal
- Aspectos gerais
- Técnicas
- Dança criativa
• UNIDADE IV: Danças culturais
- Danças folclóricas
- Danças de salão
- Danças Urbanas
- Educação física e Dança
- CREF/CONFEF e a Dança

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CLARO, Edson E. Método Dança Educação Física, uma reflexão sobre consciência corporal e profissional, São Paulo, Robe,1995.
  • NANNI, Dionísia. Dança Educação. Princípios Métodos e Técnicas. Rio de Janeiro, Sprint, 1995.
  • GARALDY, R. Dançar a Vida.Rio de Janeiro, Nova Fronteira,1980
  • PALLARÉS, Zaida M. Atividades Rítmicas Para o Pré – Escolar. Porto Alegre, Redacta-Prodil, 1981.
  • MARQUES, Isabel. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010
  • MARQUES, Isabel. Dançando na escola. 5ª ed.São Paulo: Cortez, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: formação do artista na dança. Campinas, SP: Papirus, 2006
  • STRAZZACAPPA,Márcia. Dança na Educação: discutindo questões básicas e polêmicas. Revista Pensar a Prática, 6: 76-85,2002
  • FREIRE, Ida Mara. Dançaeducação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 53, 2001. Disponível em: HTTP://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622001000100003&script=sci_arttext

Página gerada em 16/04/2024 02:34:26 (consulta levou 0.378119s)