Nome da Atividade
ANÁLISE FÍLMICA
CÓDIGO
1440054
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina propõe desenvolver instrumental para a reflexão crítica e analítica sobre filmes a partir de discussão e debate sobre a expressão e as linguagens audiovisuais, assim como sobre a produção de sentido, usando o referencial metodológico da análise fílmica. O programa tem ênfase sobre os elementos da linguagem do audiovisual, fundamentos da linguagem visual e relações entre cinema, cultura, experiência social, arte/estética e condições de produção. Tais questões serão pensadas dentro da perspectiva metodológica da análise fílmica.
Objetivos
Objetivo Geral:
Desenvolver instrumental para a reflexão sobre filmes a partir de discussão e debate sobre a expressão e as linguagens audiovisuais, usando o referencial metodológico da análise fílmica.
Objetivos Específicos:
Oferecer um ambiente de problematização das questões de linguagem e estéticas relacionadas aos produtos audiovisuais, em especial os filmes;Proporcionar referencial teórico e repertório para um posicionamento crítico frente à produção audiovisual;
Provocar a relação entre o cinema e a história, entre os filmes e as outras artes visuais, a articulação entre o visual e o sonoro no cinema, a compreensão do cinema dentro da cultura e da experiência social, bem como o lugar do filme dentro de uma cinematografia específica;
Gerar um questionamento sobre as implicações estéticas, culturais, sociais e mesmo éticas que o filme e a obra cinematográfica possuem;
Naturalizar a abordagem científica do cinema e de outros produtos audiovisuais através do método de análise;
Fomentar a produção teórica sobre cinema e audiovisual em ordem de preparar o aluno para a iniciação científica e o desenvolvimento de argumento teórico para o trabalho de conclusão de curso.
Conteúdo Programático
1. Metodologia da análise fílmica;
2. Produção de sentido no audiovisual;
3. Gênero e cinema de autor;
4. Tradução intersemiótica;
5. Narrativa audiovisual;
6. Estética do filme;
7. Elementos da Linguagem Visual e Sonora
2. Produção de sentido no audiovisual;
3. Gênero e cinema de autor;
4. Tradução intersemiótica;
5. Narrativa audiovisual;
6. Estética do filme;
7. Elementos da Linguagem Visual e Sonora
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. 6. ed. Campinas: Papirus, 2008. 791.4301 E824 / 6.ed. – 7 exemplares - (BCS) BORDWELL, David. Sobre a História do Estilo Cinematográfico. Campinas: Editora da Unicamp, 2013. 791.4302 B729s (BCS) 5 exemplares BURCH, Noël. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 2011. 791.437 B947p 2011 – 3 exemplares - (BCS)
Bibliografia Complementar:
- AUERBACH. Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007. 300.8 E82 / 5.ed. 0002 – 3 exemplares - (BCS) AUMONT, Jacques & MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas: Papirus, 2012. 791.4303 A925d 5.ed. 3 exemplares (BCS) BARTHES, Roland. Crítica e verdade. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007, 2011. 809 B285c 0024 3.ed – 6 exemplares - (BCS) STAM, Robert. O espetáculo interrompido: literatura e cinema de desmistificação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. 791.43 S783e – 2 exemplares - (BCS) VANOYE, Francis. Ensaio sobre a análise fílmica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2009. 791.437 / V272e / 6.ed. – 3 exemplares - (BCS)