Nome da Atividade
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
CÓDIGO
1640142
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Apresentação do curso de Geoprocessamento da UFPel. Engenharia e sociedade. O Geoprocessamento em relação ao campo das Engenharias. Atribuições profissionais e perspectivas do mercado de trabalho para o Tecnólogo em Geoprocessamento. Conceitos introdutórios de geoprocessamento. Áreas de aplicação do geoprocessamento. Organismos reguladores da profissão. Currículo Lattes e sua importância.

Objetivos

Objetivo Geral:

Integrar o aluno ao meio universitário e permitir um maior contato dos estudantes com os professores do Curso de Geoprocessamento. Esclarecer dúvidas com relação ao desenvolvimento do Curso e da atividade profissional. Capacitar ao uso de diferentes formas de comunicação e expressão profissional. Estimular a habilidade de trabalhar em equipe.

Conteúdo Programático

- Apresentação do regimento dos cursos de graduação da UFPel.
- Apresentação do projeto pedagógico do curso
- Apresentação do sistema de gerenciamento do acervo das bibliotecas da UFPel
- Engenharia e sociedade: história do desenvolvimento científico e tecnológico das engenharias.
- O Geoprocessamento em relação ao campo das engenharias.
- Atribuições profissionais e perspectivas do mercado de trabalho
- Conceitos introdutórios em geoprocessamento
- Áreas de aplicação do geoprocessamento
- Organismos reguladores da profissão
- Currículo Lattes e sua importância

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. V. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos, Editora da UFSC, Florianópolis, 2010.
  • CÂMARA, G.; DAVIS, C.; MONTEIRO, A. M. V. (Eds) Introdução à ciência da Geoinformação. INPE (INPE-10506-RPQ/249), São José dos Campos (Brasil), 345p.
  • SISS, A.; MONTEIRO, A. (Org.). Negros, indígenas e educação superior. Rio de Janeiro: Quartet, 2010. 174 p. ISBN 9788578120467

Bibliografia Complementar:

  • CONFEA Leis, Decretos, Resoluções e outros normativos profissionais da área das engenharias, arquitetura, agronomia, geologia, geografia e meteorologia. .(acessado em 12/out/2016).
  • KALY, A. P.; GABREL, C. T.; ARAÚJO, C. M et.al. Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. PEREIRA, A. A.; MONTEIRO, A. M. (org.) Rio de Janeiro: Pallas, 2013. 356p
  • KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. Trad. Boeira, B. V. & Boeira. N. Ed. Perspectiva, São Paulo (Brasil), Coleção Debates Nº 115, 1975. 262 p.
  • LUZ, M. L. G. S. da; LUZ, C. A. S. da; CORRÊA, L. B.; CORRÊA, É. K. Metodologia da pesquisa científica e produção de textos para engenharia. Pelotas : Editora e Gráfica Universitária, 2012. 123 p
  • SILVA, J. X. da; ZAIDAN, R. T. (Org.). Geoprocessamento & meio ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. 328 p.

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