Nome da Atividade
GESTÃO DA INOVAÇÃO
CÓDIGO
1640172
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Modulo 1: Inovação e Competitividade
Modulo 2: Gestão de Inovação de Produtos
Modulo 3: Gestão da Inovação: estratégia Competitiva
Modulo 4: Gestão da Inovação na economia do conhecimento

Objetivos

Objetivo Geral:

Capacitar os estudantes contribuindo para o conhecimento e para a análise de Gestão de Inovação de Produtos.

Conteúdo Programático

Modulo 1: Inovação e Competitividade
Inovação e difusão tecnológica.
Fontes de Inovação na empresa.
Setor de atividades, tamanho da firma e localização geográfica.
Inovação e competitividade internacional.
Modulo 2: Gestão de Inovação de Produtos
Conceitos e paradigmas de gestão de inovação de produtos.
Abordagem estratégica de desenvolvimento de produtos.
O processo de desenvolvimento de novos produtos.
A organização e o projeto organizacional do processo de desenvolvimento de
produtos.
Paradigma da Flexibilidade
Estratégia da inovação: abordagem baseada em competências e capacidades
dinâmicas.
Modulo 3: Gestão da Inovação: estratégia Competitiva
Inovação e estratégia competitiva.
Integração entre estratégia competitiva e capacitação tecnológica.
Inovações organizacionais.
Redes de firmas e cadeias produtivas.
Modulo 4: Gestão da Inovação na economia do conhecimento
Aprendizado pós-projeto e gestão do conhecimento explícito.
O processo de criação do conhecimento organizacional.
Organização para a criação do conhecimento.
Aprendizagem e gestão do conhecimento: paradigma da inovação.
Abordagem integrada de gestão da inovação.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • TAKAHASHI, S.; TAKAHASHI, V.P. Gestão de Inovação de Produtos, Estratégia, Processo, Organização e Conhecimento. Rio de janeiro: editora Campus Elsevier, 2007.
  • TIGRE, P.B. Gestão da Inovação, a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier Campus, 2006.
  • TROTT, P. J. Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos. Editora Bookman, 4ª Edição, 2012.

Bibliografia Complementar:

  • ABREU, A. F.; OGLIARI, A.; CORAL, E. Gestão Integrada da Inovação: Estratégia, Organização e Desenvolvimento de Produtos. Editora Atlas, 2008.
  • BURGELMAN, R. A.; CHRISTENSEN, C. M.; WHEELWRIGTH, S. C. Gestão Estratégica da Tecnologia e da Inovação. Editora McGraw-Hill, 5 Edição, 2012.
  • KAMINSKI, P.C. Desenvolvendo produtos com planejamento, criatividade e qualidade. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
  • SCHERER, F.O. E CARLOMAGNO, M. S. Gestão da Inovação na Prática: Como Aplicar Conceitos e Ferramentas para Alavancar a Inovação. Editora Atlas, 2009.
  • TIDD, J.; PAVITT, K.; BESSANT, J. Gestão da Inovação. Editora Bookman, 2008.

Página gerada em 18/04/2024 21:08:32 (consulta levou 0.058504s)