Nome da Disciplina
FUNDAMENTOS DE PEDIATRIA
CÓDIGO
1030013
Carga Horária
51 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Esta disciplina objetiva fornecer ao aluno informações básicas da saúde da criança e do adolescente. Abordando o desenvolvimento global da criança, enfocando os mecanismos básicos relacionados ao processo Saúde- Doença, visando habilitar os futuros profissionais destas áreas a atuarem de modo integrado em equipes de saúde.

Objetivos

Objetivo Geral:

Promover o conhecimento de aspectos motores, neurológicos, sensoriais, cognitivos, psicológicos, sociais e culturais na saúde da criança e do adolescente. Enfatizando a capacitação do aluno no reconhecimento do desenvolvimento desde o período neonatal até a adolescência. Fornecer ao aluno conhecimento básico sobre as doenças relacionadas à Infância e Adolescência.

Conteúdo Programático

- Conceitos sobre saúde da criança e do Adolescente
- A criança saudável
- Gestação e Período neonatal
- Crescimento e desenvolvimento do feto
- Crescimento e desenvolvimento da criança de 0-12 meses
- Crescimento e desenvolvimento da criança de 1-3 anos
- Crescimento e desenvolvimento da criança de 3-7 anos
- Infância
- Puberdade e Adolescência
- Nutrição do bebê e da criança
- Doenças relacionadas ao feto, criança e adolescente:
- Doenças Infecciosas
- Doenças Virais
- Doenças do Sistema Nervoso Central
- Doenças do Sistema Respiratório
- Doenças do Sistema Cardíaco
- Doenças do Aparelho Digestivo
- Doenças Genéticas
- Doenças Musculares e Ortopédicas
- Oncologia
- Transtornos Invasivos do Desenvolvimento
- Acidentes, e situações de risco à crianças e adolescentes
- Prevenção em Saúde da Criança e Adolescente

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • NEISTADT, M.; CREPEAU, E. B. WILLARD & Spackman Terapia Ocupacional. 9 ed. Rio de Janeiro: Guanabara – Koogan, 2002. 862 p.
  • PEDRETTI, L. W.; EARLY, M. B. Terapia Ocupacional: Capacidades Práticas para as Disfunções Físicas. São Paulo: Editora Roca. 2005.
  • TEIXEIRA, Erika; SAURON, Françoise Nicole; SANTOS, Lina Silva Borges; OLIVEIRA, Maria Cristina. Terapia Ocupacional na Reabilitação Física. 1a ed. São Paulo: Roca, 2003, 571 p.
  • TROMBLY, AC.; RADOMSKI, M. V. Terapia Ocupacional para Disfunções Físicas. 5ª. ed. São Paulo: Santos, 2005. 1176 p.
  • NITRINI, R.; BACHESCHI, L.A. A neurologia que todo médico deve saber. São Paulo: Maltese, 1991
  • LIANZA, S. Medicina de Reabilitação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 3ª ed.
  • MARCONDES, E.; colaboradores. Pediatria Básica: Tomo II - Pediatria Clínica Geral. 9ª Ed. São Paulo: Sarvier, 2003
  • RICCO, R. G. Puericultura: princípios e práticas: atenção integral à saúde da criança. São Paulo: Ed. Atheneu, 2000

Bibliografia Complementar:

  • ROSEMBERG, S. Neuropediatria. São Paulo: Sarvier, 1992, 330 p.CAVALCANTI, Alessandra, GALVÃO, Claudia. (Org.) Terapia Ocupacional - Fundamentação & Prática, Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan. 2007.
  • DE CARLO, Marysia Mara Rodrigues do Prado de; LUZO, Maria Cândida de Miranda. Terapia Ocupacional: Reabilitação Física e Contextos Hospitalares. 1ª ed. São Paulo:Roca, 2004. 323p.
  • MARTINEZ, Cláudia Maria Simões; BARBA, Patrícia Carla Della; PAIXÃO, Paula Cristina; RODRIGUES, Daniela da Silva. Desenvolvimento de bebês: atividades cotidianas e a interação com o educador. São Carlos: EdUFSCar, 2005. 50 p.

Página gerada em 14/11/2019 11:51:42 (consulta levou 0.090732s)