Nome da Disciplina
ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS I
CÓDIGO
0350365
Carga Horária
136 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Ementa: Conhecimento do contexto social onde está inserida a escola; conhecimento do meio profissional com vistas à identidade docente e suas ações no ambiente escolar; conhecimento da administração pedagógica de uma escola. Observação in loco da realidade escolar através do Estágio Curricular de Observação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais): A disciplina tem por objetivo preparar os/as estudantes para o exercício autônomo da atividade docente em sala de aula, por meio do conhecimento empírico da realidade escolar:

 

Objetivos Específicos:

Objetivo(s) específico(s):
- Refletir sobre o contexto social e educacional na sociedade atual;
- Problematizar e refletir sobre o cotidiano escolar pesquisado;
- Analisar e contextualizar os dados coletados;
- Participar das aulas contribuindo com relatos, debates e discussões sobre os diferentes contextos escolares;
- Utilizar o conhecimento filosófico e sociológico de modo a possibilitar reflexões sobre a realidade;
- Refletir sobre a função da escola num processo de subjetivação e autoavaliação.

Conteúdo Programático

Programa:
- Definição da escola, campo de estágio de cada estudante;
- Conhecimento do contexto social onde está inserida a escola: entorno social, características dos alunos e da escola;
- Conhecimento da administração pedagógica da escola: Plano Político-Pedagógico, Regimento Escolar, Conselhos de Classe, etc.
- Elaboração de material pedagógico
As Atividades Práticas dessa disciplina são: - a observação in loco da escola e aula desenvolvida pelo docente de sociologia, - a pesquisa, elaboração e planejamento, em casa, de material didático e aula, que serão desenvolvidas no estágio II.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARON, Raymond. As Etapas do Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1999. ANTUNES, Denise Dalpiaz. Relatos significativos de professores e alunos na Educação de jovens e adultos e sua auto-imagem e auto-estima. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. ______. História de um saber docente: Um memorial de Vida. Trabalho de Pesquisa Auto-Biográfica. In: IV Seminário Nacional de Pedagogia Universitária – Aprendizagem no Ensino Superior - RIES - Rede de Investigadores de Educação Superior, PUCRS; Porto Alegre, 2006. ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 251 p. BAUMAN, Z. & MAY, T. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.

Bibliografia Complementar:

  • BERGER, Peter. Perspectivas Sociológicas. Uma visão humanística. 15ª Ed. Petrópolis: Vozes, 1995. COHN, Gabriel (Org.). SOCIOLOGIA: para ler os clássicos. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977. GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005. MARTINS, Carlos B. O que é Sociologia. São Paulo: Brasiliense, 2006. QUINTANEIRO, Tânia. Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1995. 160 p.

Página gerada em 13/12/2018 09:06:02 (consulta levou 0.109438s)