Nome da Atividade
L.D. A abordagem histórico-cultural em Vigotski
CÓDIGO
1650027
Carga Horária
17 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
1

Ementa

Introdução à abordagem histórico-cultural de Vigotski. O estudo de alguns conceitos-chave, como o social e o cultural, a concepção de sujeito, o papel da mediação, os processos de elaboração conceitual, o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. A microgenética em pesquisas no Ensino de Ciências.

Objetivos

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

1. A biografia de Vigotski.
2. Introdução à abordagem histórico-cultural
3. O estudo de livros traduzidos de Vigotski e de autores contemporâneos que usam da abordagem histórico-cultural em pesquisa no Ensino/Educação
4. A microgenética e as pesquisas em ensino de Ciências

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SMOLKA, Ana Luiza B; NOGUEIRA, Ana Lúcia H. (Orgs.) Questões de desenvolvimento humano: práticas e sentidos. Campinas: Mercado de Letras. 2010.
  • GÓES, Maria C. R. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: Uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cadernos Cedes. ano XX, nº 50, p. 9-25, 2000.
  • SIRGADO PINO, Angel. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação & Sociedade. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v21n71/a03v2171.pdf. 2000. Acesso em 19 ago., 2010.
  • VIGOTSKI, Lev S. Pensamento e Linguagem. Tradução de Jefferson Luis Camargo. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
  • WERTSCH, James V. Vygotsky y la formación social de la mente. Tradução de Javier Zanón e Montserrat Cortés. Barcelona: Paidós, 1988.

Bibliografia Complementar:

  • OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.
  • REGO, T.C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da Educação. 15. ed., Petrópolis: Vozes, 2003.
  • SCHROEDER, E.; FERRARI, N.; MAESTRELLI, S.R.P. A Construção dos Conceitos Científicos em Aulas de Ciências: a teoria histórico-cultural do desenvolvimento como referencial para análise de um processo de ensino sobre sexualidade humana. Alexandria, v.3, n.1, p.21-49, maio 2010.
  • VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores.7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
  • VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. Tradução Zoia Prestes. – São Paulo: Ática, 2009.
  • VIGOTSKI, L.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Pena Villalobos. 12. ed., São Paulo: Ícone, 2012.

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