Nome da Disciplina
ICONOLOGIA DA ARTE II
CÓDIGO
0590173
Carga Horária
34 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo da história da arte para fornecer ao aluno subsídios teóricos necessários para a construção de uma visão crítica. Leituras possíveis das obras de arte e o desenvolvimento destas em diferentes culturas e períodos da história da arte no mundo Ocidental e Oriente próximo. Desenvolvimento de uma visão de estética aplicada, contemplando os múltiplos contextos históricos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Criar repertório sobre a história inicial da produção de artefatos dotados de qualidades utilitárias e estéticas, bem como analisar os processos sócio-culturais que concorreram para essas produções.
Objetivos específicos

 

Objetivos Específicos:

Estudar diferentes leituras das obras de arte produzidas por diferentes culturas e períodos da história da arte no mundo Ocidental e Oriente próximo e suas aplicações na arte e cinema.
Fornecer conteúdo sobre a história da arte com vistas a qualificar o aluno para a construção de um repertório crítico, gerando a base teórica necessária para o cinema.

Conteúdo Programático

Leituras de obras de arte no Renascimento.
A imprensa – alterações nos modos de leitura.
Leituras de obras de arte no Barroco.
Leituras de obras de arte nos “ismos”.
As artes, o artesanato e as técnicas antes da revolução Industrial.
O surgimento da fotografia, o crescimento da necessidade de visibilidade.
Leituras de obras das vanguardas artísticas da primeira metade do século XX.
Leitura de obras das diferentes correntes artísticas da segunda metade do século XX.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BAUMGART, Fritz. Breve história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1994. Número de Chamada: 708.009 L979b (BCS) MÜLLER-BROCKMANN, Josef. Historia de la comunicación visual. Barcelona: Gustavo Gili, 2. ed., 2001. STRICKLAND, Carol. Arte comentada: da pré-história ao pós-modernismo. 2.ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999. ISBN: 8500926996

Bibliografia Complementar:

  • ARGAN, Giulio Carlo. Preâmbulo ao estudo da história da arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1997. ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. São Paulo: Pioneira, 1998. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política, ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense,1994. CAVALVANTI, Carlos. História das Artes I e II: Curso elementar. Rio de Janeiro, 1978. GOMBRICH, Ernest. A história da Arte. Rio de Janeiro. Ed. LTC, 2000. JANSON, H. W. Historia del Arte. Barcelona: Labor, 1972. HAUG, Fritz. Crítica da estética da mercadoria. São Paulo: UNESP, 1997.

Página gerada em 15/12/2019 03:51:39 (consulta levou 0.082198s)