Nome da Atividade
DIDÁTICA APLICADA
CÓDIGO
0740092
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA EAD
0
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2

Ementa

A disciplina visa analisar e ressaltar a importância da didática na preparação e formação do professor
universitário e fundamentar princípios pedagógicos e didáticos que objetivam otimizar o desempenho do
docente do ensino da odontologia. Visa o estudante para elaboração de material didático para o ensino de
graduação, treinar o estudante para estruturação e apresentação de aulas teóricas e demonstrações
práticas, fundamentados em conhecimentos técnicos e científicos.

Objetivos

Objetivo Geral:

A disciplina visa analisar e ressaltar a importância da didática na preparação e formação do professor
universitário e fundamentar princípios pedagógicos e didáticos que objetivam otimizar o desempenho do
docente do ensino da odontologia. Visa o estudante para elaboração de material didático para o ensino de
graduação, treinar o estudante para estruturação e apresentação de aulas teóricas e demonstrações
práticas, fundamentados em conhecimentos técnicos e científicos.

Conteúdo Programático

1. Conceituação de didática
2. Exposição e conhecimento de diferentes técnicas de didática do ensino superior
3. Apresentação sobre diferentes equipamentos eletrônicos e seu uso nas
apresentações de aulas expositivas;
4. Postura corporal e vocal em diferentes ambientes pedagógicos
5. Vícios de linguagem
6. Elaboração de plano de ensino e plano de aula
7. Confecção de material didático.
8. Apresentações de aulas com diferentes recursos pedagógicos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CONSOLARO, Alberto. O "ser" professor: arte e ciência no ensinar e aprender. 2. ed., Maringá: Dental Press, 2000. ESTRELA, C. Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. 2 a ed., São Paulo: Artes Medicas, 2005. VOLPATO, G. Administração da vida científica. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. THOMAS, G., PRING, R. Educação baseada em evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedgógica. Porto Alegre: Artmed, 2007. REYNOLDS, G. Presentationzen. Simple ideas on presentation desing and delivery. New Riders, 2008 REYNOLDS, G. Presentationzen Design. Simple dising techniques to enhance your presentation. New Riders, 2010. DUARTE, Nancy. Slide:ology. The art and science of creating great presentations. O’Reilly, 2008. CARVALHO, A.C.P., KRIGER, L. Educação odontológica. Artes Médicas, 2006. CUNHA, M.I. Formatos Avaliativos e concepção de docência. Autores Associados LTDA, 2005. CUNHA, M.I. O professor universitário na transição de paradigmas. J.M. Editora LTDA, 2005. VEIGA, I.P.A., de PAULA NAVES, M.L. Currículo e avaliação na educação superior, J.M. Editora LTDA, 2005. BEHASR, P.A. Modelos pedagógicos em educação a distãncia. Artmed, 2009.

Página gerada em 29/03/2024 05:54:19 (consulta levou 0.057281s)