Nome da Atividade
Introdução ao estudo da especiação
CÓDIGO
0050114
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
3

Ementa

Visão histórica do estudo da evolução; Fundamentos de Genética de Populações; Um debate crítico sobre os conceitos de espécie; Fatores envolvidos no estudo da especiação; Modelos de especiação: especiação alopátrica, parapátrica, peripátrica e simpátrica; Isolamento Ecológico; Isolamento comportamental e não-ecológico; Isolamento pós-zigótico; Bases genéticas e evolução do isolamento pós-zigótico; Especiação por poliploidia e formação de híbridos; Reforço de isolamento; Importância da atuação da seleção natural x deriva genética; Radiações adaptativas; Diversidade ao longo do tempo: Macroevolução.

Objetivos

Objetivo Geral:

A disciplina tem como principal objetivo apresentar aos estudantes uma visão geral do processo evolutivo, em especial dos processos de diversificação e diferenciação das linhagens biológicas, a especiação.

Conteúdo Programático

Visão histórica do estudo da evolução; Fundamentos de Genética de Populações (Mutação e variabilidade genética); Fundamentos de Genética de Populações II (Mecanismos evolutivos); Conceitos de espécie: Um debate crítico; Estudando especiação; Modelos de especiação; Especiação alopátrica, parapátrica e peripátrica; Especiação simpátrica; Isolamento ecológico; Isolamento comportamental e não-ecológico; Isolamento pós-zigótico; Bases genéticas e evolução do isolamento pós-zigótico; Especiação por poliploidia e formação de híbridos; Reforço de isolamento; Importância da atuação da seleção natural x deriva genética; Radiações adaptativas; Diversidade ao longo do tempo: Macroevolução.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Coyne, J.A.; Orr, H.A. 2004. Speciation (1st ed.). Sinauer Associates, Sunderland, MA. 545 pp.
  • Futuyma, D.J. 2013. Evolution (3rd ed.). Sinauer Associates, Sunderland, MA. 656 pp.
  • Futuyma, D.J. 2009. Biologia Evolutiva (3ª edição). Editora FUNPEC, Ribeirão Preto, SP. 830 pp.
  • Hartl, D.L.; Clark, A.G. 2010. Princípios de Genética de Populações (4ª edição). Editora Artmed, Porto Alegre, RS. 659 pp.
  • Wheeler, Q.D., Meier, R. 2000. Species Concepts and Phylogenetic Theory: A Debate (1st ed.). Columbia University Press. 256 pp.
  • Textos e artigos científicos selecionados

Página gerada em 18/04/2024 23:48:47 (consulta levou 0.052059s)