Nome da Atividade
Texto e Discurso
CÓDIGO
1120079
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
4

Ementa

Estudo da constituição formal e discursiva de diferentes textualidades a partir da reflexão sobre princípios e
categorias analíticas da Linguística Textual, da Pragmática, da Enunciação e da Análise de Discurso, com
vistas aos conhecimentos teóricos que embasam a pesquisa linguística voltada à linguagem em
funcionamento.

Objetivos

Objetivo Geral:

conteúdo programático
O texto na Linguística Textual: sistemas de conhecimento e processamento textual, 17
O texto na Enunciação: cena da enunciação, planos de enunciação, marcas de
O texto na Pragmática: atos de linguagem, as leis do discurso, conectores argumentativos,
O texto no Discurso: diferença entre texto e discurso, subjetividade, interdiscursividade,

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AUSTIN, John L. Quando dizer é fazer. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990. AUTHIER-RÉVUZ, Jacqueline. Heterogeneidade mostrada e heterogeneidade constitutiva: 4 5 Referências Nº de Ordem 1 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AUSTIN, John L. Quando dizer é fazer. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990. ___ . Problemas de lingüística geral II. Campinas: Pontes, 1989. CAVALCANTE, Mônica; RODRIGUES, Bernadete B.;CIULA, Alena. (orgs.) Referenciação. BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1981. BARBISAN, Leci. Texto e contexto. Organon, v.9, n. 23, UFRGS, Porto Alegre, 1995. GUIMARÃES, Eduardo. Texto e enunciação. Organon, v.9, n. 23, UFRGS, Porto Alegre, KOCH, Ingedore V. O texto: construção de sentidos. Organon, v. 9. n. 23, UFRGS: Porto BENVENISTE, Émile. Problemas de lingüística geral I. Campinas: Pontes, 1988. FLORES, Valdir do Nascimento & TEIXEIRA, Marlene. Introdução à lingüística da FONSECA, Fernanda I. & FONSECA, Joaquim. Pragmática lingüística e ensino de CORACINI, Maria José. (org.) Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. ___ . (org.) Identidade e discurso: (des)construindo subjetividades. Campinas: Editora da __ . Princípios de semântica lingüística: dizer e não dizer. São Paulo: Cultrix, 1977. DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. São Paulo: Pontes, 1987. ___ . Pragmática para o discurso literário. São Paulo: Martins Fontes, 1996. ___ . Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2001 ___ .Gênese dos discursos. Curitiba: Criar Edições, 2005. KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São MAGALHÃES, Izabel; GRIGOLETTO, Marisa; CORACINI, Maria José. (orgs.) Práticas MAINGUENEAU, Dominique. Elementos de lingüística para o texto literário. São Paulo: KOCH , Ingedore V.; MORATO, Edwiges Maria J.; BENTES, Anna Cristina. (orgs.) ___ . Discurso e texto. Formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001. SEARLE, John R. Os actos de fala. Coimbra: Livraria Almedina, 1984. ___ . Cenas

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