Nome da Disciplina
EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA
CÓDIGO
0380103
Carga Horária
51 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Concretizar ações que se relacionam com o "cuidar a vida", com uma nova pedagogia na vida. Desenvolver a criatividade para transformar a própria vida, almejando uma percepção ampliada do mundo. Estar sensível, ao vínculo consigo mesmo, com outras pessoas e com o universo. Desapegar-se dos velhos conhecimentos, desprenderem-se do passado e recriar a vida. Estar aberto à transformação, reeducar-se continuamente, em comunhão com as a vida em uma relação profunda comprometida.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desencadear um processo de formação, baseada no Princípio Biocêntrico, promovendo o aprofundamento vivencial-teórico dialogado de uma formação crítica, articulada ao desenvolvimento dos potenciais humanos de saúde numa ética da vida.

 

Objetivos Específicos:

a) Conhecer e compreender o Princípio Biocêntrico como paradigma educativo, político, ético, social, econômico e cultural do III Milênio.
b) Desenvolver a integração inter e intrapessoal, sensibilizando para a importância do trabalho teórico-vivencial em grupo, priorizando a auto-regulação e a vitalidade, redescobrindo o prazer de aprender e de viver, proporcionando a vivência das emoções legítimas.
c) Facilitar um processo de integração consigo, com o outro e com o universo.
d) Proporcionar o fortalecimento da identidade favorecendo o desenvolvimento, o crescimento a partir da liberação dos potenciais adormecidos, principalmente o afetivo e o criativo.
e) Resgatar a base instintiva, propulsora de uma harmonia e equilíbrio vital, reeducando as nossas diversas formas de expressão e contato.
f) Resgatar a condição e o poder pessoal de todos que compõem a comunidade educativa, através de um sentimento ressoante com todos os seres.
g) Resgatar o desejo e o prazer na perspectiva de desfrutar a vida em sua totalidade.
h) Vivenciar a Educação Bicêntrica num processo teórico-vivencial partindo do Princípio Biocêntrico.

Conteúdo Programático

Biodanza e suas relações com a educação Biocentrica.
- Conceito de vivência, linhas de vivências, perspectivas metodológicas, música, movimento e emoção;
- Concepções de vida, universo e educação Biocêntrica;
- Cultura Biocêntrica;
- Fundamentos antropológicos, éticos e sociais da visão Biocêntrica;
- Integração razão/emoção na Educação Biocêntirca;
- Para uma Educação Biocêntrica: Exigências, necessidades e limites;
- Princípio bocêntrico; Educação Biocêntrica, construtivismo, holística, dialógica e as diversas relações destes paradigmas;
- Situar historicamente a Educação Biocêntrica;
- As vivências em Educação Biocêntrica.e seus princípios;
- Fundamentos metodológicos da Educação Biocentrica;
- Vivencias envolvendo caminhares, segmentares, coordenação rítmica, rodas, danças individuais e coletivas, as posições geratrizes, etc.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CAPRA F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.
  • CAVALCANTE, R. (Org.) et al. Educação Biocêntrica: um movimento de construção dialógica. Fortaleza, Banco do Nordeste. 1999.
  • TORO, R. .Biodanza. São Paulo: Olavobras/Escola Paulista de Biodanza, 2002.

Bibliografia Complementar:

  • ANDRADE, C. R. X. Educação Biocentrica: vivenciando o desenvolvimento organizacional. Fortaleza: Banco do Nordeste, 2003.
  • BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano – compaixão da terra. Petrópolis: Vozes, 1999
  • FIGUEIREDO, M. X. B. et al. Tecendo redes de sensibilidade criativa: Biodanza. in: NICOLAU, M. L. M. & DIAS, M. C. M. (Orgs.). Oficinas de sonho e realidade na formação do educador da infância. 2ª ed. Campinas: Papirus, 2003.
  • FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
  • VIOTTI, L. S. & CARVALHO, G. B. A empresa no tempo do amor: Biodanza nas organizações. Belo Horizonte: Fênix, 1997.

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