Nome da Atividade
INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA
CÓDIGO
05000077
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Conceituação, Evolução e Processos da Fotografia.
Investigação e operacionalização de equipamentos e
técnicas laboratoriais da fotografia preta e branca de
natureza fotoquímica. Estudo e prática do registro
fotográfico digital.
Investigação e operacionalização de equipamentos e
técnicas laboratoriais da fotografia preta e branca de
natureza fotoquímica. Estudo e prática do registro
fotográfico digital.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conhecer panoramicamente a história da fotografiado seu surgimento à contemporaneidade, dos
primeiros processos do Séc.XIX à era digital.
Conceituar e relacionar as intersecções entre as artes
plásticas e a fotografia.
Experienciar a criação de imagens através dos meios
fotográficos (analógico e digital).
Analisar a imagem fotográfica como registro da
realidade, como documento e recriação interpretativa
do universo visual.
Relacionar o processo de desenvolvimento histórico
da imagem fotográfica com os principais movimentos
artísticos do Séc. XIX e XX.
Relacionar a fotografia com o imaginário visual
contemporâneo.
Experimentar as capacidades dos meios de produção
da imagem fotográfica (analógico e digital).
Conteúdo Programático
1 - Teoria e história da Fotografia:
Surgimentos dos primeiros processos fotográficos e
uma nova percepção do mundo através das imagens:
fotografia e realismo.
A Fotografia no Séc.XIX e os movimentos artísticos:
novas funções e novos paradigmas visuais.
A Fotografia e a vanguarda do Séc.XX.
A fotografia e arte abstrata.
Os gêneros fotográficos e principais fotógrafos.
Os movimentos modernos e contemporâneos e o
artista como fotógrafo.
A fotografia digital e os processos artísticos
contemporâneos.
2 – Técnica e tecnologia
Estudo das principais funções dos equipamentos
fotográficos analógicos e digitais.
Produção de imagens fotográficas em processo
analógico e digital
Laboratório – processamento fotoquímico ampliação
das imagens.
Material e processamento- processamento dos filmes
e do papel.
A imagem digital, conceitos, resoluções e aplicações.
Surgimentos dos primeiros processos fotográficos e
uma nova percepção do mundo através das imagens:
fotografia e realismo.
A Fotografia no Séc.XIX e os movimentos artísticos:
novas funções e novos paradigmas visuais.
A Fotografia e a vanguarda do Séc.XX.
A fotografia e arte abstrata.
Os gêneros fotográficos e principais fotógrafos.
Os movimentos modernos e contemporâneos e o
artista como fotógrafo.
A fotografia digital e os processos artísticos
contemporâneos.
2 – Técnica e tecnologia
Estudo das principais funções dos equipamentos
fotográficos analógicos e digitais.
Produção de imagens fotográficas em processo
analógico e digital
Laboratório – processamento fotoquímico ampliação
das imagens.
Material e processamento- processamento dos filmes
e do papel.
A imagem digital, conceitos, resoluções e aplicações.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1993 BARTHES, R. A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70, 1980. RODRIGUES, Renato. A fotografia moderna no Brasil. Rio de Janeiro: UFRGS/ FUNARTE, 1995. DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico e outros ensaios – Campinas, SP. Papiros, 1993. FABRIS, Annateresa. A pose pausada. In Revista ECAUSP, n.20p. 70-74, ab. 1989. FERRES, Gilberto. A fotografia no Brasil: 1840-1900. Rio de Janeiro: FUNARTE,1985. LANGFORD, Michael. Fotografia Básica. Lisboa: Editora Dinalivro, 1996. MICHELON, Francisca Ferreira, Borges, Beatriz Nunes. Procedimentos Básicos em laboratório preto e branco. Pelotas: Editora Universitária / UFPEL, 2004. SCHISLER, Milard W.L. Revelação em preto e branco: a imagem com qualidade. São Paulo: M.Fontes, 1995. SOUGEZ, Marie-Loup. História da Fotografia. Editora Dinalivro; 2001.
Bibliografia Complementar:
- BACAEIRO, R. Ensayos de fotografia. C. México: Arte y libros, 1978 BARTHES, Roland. O obvio e o absoluto. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1990. FABRIS, Annateresa (ORG.). Fotografia: usos e funções no séc. XIX. São Paulo: EDUSP, 1991. FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. São Paulo: HUCITEC, 1985. FONTECUBERT, Joan. Estética fotográfica. Seleción de textos. Barcelona: Editorial Blume, 1984. KOSSOY, Boris, Fotografia e História. São. São Paulo: Ática, 1989. PREUSS, Julio. Fotografia Digital. Ed. Axel Books, 2004. SONTAG, Susan. Ensaios sobre fotografia. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1986. ZUANETTI, Rose; REAL, Elizabeth; MARTINS, Nelson. Fotógrafo: O Olhar, a Técnica e o Trabalho. Rio de Janeiro: SENAC, 2004.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 15 | 13 |
Artes Visuais (Bacharelado) Horários
|
JESSICA FERNANDES DA PORCIUNCULA Professor responsável pela turma |
||||||
M2 | 2024 / 2 | 15 | 15 |
Artes Visuais (Bacharelado) Horários
|
JESSICA FERNANDES DA PORCIUNCULA Professor responsável pela turma |
||||||
M3 | 2024 / 2 | 15 | 15 |
Artes Visuais (Bacharelado) Horários
|
JESSICA FERNANDES DA PORCIUNCULA Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
FOTOGRAFIA | Artes Visuais (Bacharelado) |