Nome da Atividade
ATELIÊ DE DESENHO I
CÓDIGO
05000092
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
Ementa
Aprofundamento da pesquisa artística centrada no desenho da figura humana. Experimentação com Materiais e Técnicas diversificadas. Apreciação e Crítica.
Objetivos
Objetivo Geral:
Perceber, representar e interpretar proporções, atitudes e identidades do modelo vivo;Ampliar o repertório gráfico individual através de exercícios que envolvam o desenho do modelo em situações diferenciadas, segundo as mais variadas técnicas e meios expressivos;
Discutir a representação da figura humana na produção artística moderna e contemporânea
Conteúdo Programático
Unidade 1: Figura humana: pose e atitude
Estudo das proporções, pose e caráter do modelo, observando essência e detalhe, movimento e repouso, espaço e perspectiva, identidade e complexidade.
Unidade 2: Retrato e auto-retrato
Estrutura e forma da cabeça humana, estudo detalhado das partes do rosto. Movimento e angulações, tensão, relaxamento e as expressões faciais, diferenciações morfológicas segundo idade, sexo e raças. Conceito, atitude e identidade no desenho do retrato e auto-retrato.
Unidade 3. A figura vestida
Percepção, conceito e estilo no desenho da figura vestida; Estudo da estrutura, forma e atitudes das personagens, Representação de tecidos, drapeados, texturas e padrões, fantasia e design de moda.
Unidade 4: Materiais e Técnicas
Representação dos modelos segundo diferentes técnicas de desenho: lápis, grafite, sangüínea, canetas, giz de cera, lápis pastel, nankin e aquarela
Experimentação utilizando outros meios e suportes como: fotografia, xeróx, colagem, vídeo e computação.
Unidade 5: Apreciação Crítica
Análise e crítica da representação da figura humana na produção artística moderna e contemporânea
Estudo das proporções, pose e caráter do modelo, observando essência e detalhe, movimento e repouso, espaço e perspectiva, identidade e complexidade.
Unidade 2: Retrato e auto-retrato
Estrutura e forma da cabeça humana, estudo detalhado das partes do rosto. Movimento e angulações, tensão, relaxamento e as expressões faciais, diferenciações morfológicas segundo idade, sexo e raças. Conceito, atitude e identidade no desenho do retrato e auto-retrato.
Unidade 3. A figura vestida
Percepção, conceito e estilo no desenho da figura vestida; Estudo da estrutura, forma e atitudes das personagens, Representação de tecidos, drapeados, texturas e padrões, fantasia e design de moda.
Unidade 4: Materiais e Técnicas
Representação dos modelos segundo diferentes técnicas de desenho: lápis, grafite, sangüínea, canetas, giz de cera, lápis pastel, nankin e aquarela
Experimentação utilizando outros meios e suportes como: fotografia, xeróx, colagem, vídeo e computação.
Unidade 5: Apreciação Crítica
Análise e crítica da representação da figura humana na produção artística moderna e contemporânea
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BERGER, John. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. BORDES, Juan. Historia de las teorias de la figura humana. Madrid: Catedra, 2003. CHADWICK, Whitney. Mujer, Arte y Sociedad. 2. ed. Barcelona: Ediciones Destino, 1999. DERDICK, Edith. O desenho da figura humana. São Paulo, Scipione, 1990. LICHTENSTEIN, Jacqueline. A pintura, V.6, A Figura Humana. São Paulo: Ed. 34, 2005. SANMIGUEL, David ( et al.). Dibujo de Anatomia Artística. Barcelona: Parramon Ediciones. 2007. SIMBLET, Sarah. Anatomy for the artist. London: DK, 2001 ______. Desenho. Lisboa: Civilização, 2005.
Bibliografia Complementar:
- COELHO,Teixeira (org.). Olhar e ser visto. São Paulo: MASP, 2008. ECO, Umberto. História da Beleza. Rio de Janeiro: Record, 2004. ___________. História da Feiúra. Rio de Janeiro: Record, 2007. MORRIS, Bethan. Fashion Illustrator. São Paulo: Cosac Naif, 2007. WEIERMAIR, Peter (org). The Nude, ideal and reality: from Neoclassicism to today. Florence: Artificio Skira, 2004. Bologna: Galleria d’Arte Moderna. Jan. /May 2004. ZUFFI, Stefano (org). Arte y Erotismo: la fascinante relación entre arte y eros. Milán: Electa, 2001.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 31 | 29 |
Artes Visuais (Bacharelado) Horários
|
NADIA DA CRUZ SENNA Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ATELIÊ DE DESENHO I | Artes Visuais (Bacharelado) |