Nome da Atividade
ATELIÊ DE PERFORMANCE
CÓDIGO
05000124
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Práticas e reflexões sobre as possibilidades expressivas da performance nas artes visuais. Os diversos códigos presentes na prática da performance e as relações entre eles. As possibilidades das performances anti-arte e das performances esteticistas.
Objetivos
Objetivo Geral:
Oportunizar a concepção e a realização de obras em performance.Partindo de uma possível delimitação da sua abrangência, caracterizar a performance como uma forma expressiva e oferecer um panorama através de um repertório variado de possibilidades e processos poéticos ligados à produção de performance nas artes visuais.
Oferecer referenciais históricos práticos, conceituais, poéticos e técnicos para a prática e a reflexão sobre a performance.
Conteúdo Programático
Unidade I – Conceitos, operações e técnicas recorrentes nas diversas linhas da performance.
Unidade II – A performance através da história e os artistas e as obras exponenciais da arte da performance..
Unidade III – A caracterização dos elementos constitutivos da performance.
Unidade IV – As funções do performer.
Unidade V – Intertextualidade, deslocamento e contaminação dos códigos da performance.
Unidade VI – A performance e as outras artes: música, teatro, dança e vídeo.
Unidade II – A performance através da história e os artistas e as obras exponenciais da arte da performance..
Unidade III – A caracterização dos elementos constitutivos da performance.
Unidade IV – As funções do performer.
Unidade V – Intertextualidade, deslocamento e contaminação dos códigos da performance.
Unidade VI – A performance e as outras artes: música, teatro, dança e vídeo.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1889. GOLDBERG, RoseLee A arte da performance – do futurismo ao presente. São Paulo: Martins. Fontes, 2006. GLUSBERG, Jorge. A Arte da Performance. São Paulo: Perspectiva, 1987. KRAUSS, Rosalind E. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Bibliografia Complementar:
- COELHO, Teixeira. Moderno Pós-Moderno. Porto Alegre: L&PM Editores, 1986. LUCIE-SMITH, Edward. Os Movimentos artísticos a Partir de 1945. São Paulo: Martins Fontes, 2005. RUSH, Michael. Novas Mídias na Arte Contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, Ed. 34: 1999. TASSINARI, Alberto. O Espaço Moderno. São Paulo: Cosac&Naify, 2003. RICHTER, Hans. Dadá: Arte e Anti-arte. São Paulo Martins Fontes:1993. SANTAELLA,Lucia & NÖTH, Winfried. Imagem. Cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2000. WOOD, Paul. Arte Conceitual. São Paulo: Cosac&Naify, 2002.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 20 | 9 |
Artes Visuais (Bacharelado) Horários
|
JESSICA FERNANDES DA PORCIUNCULA Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ATELIÊ DE PERFORMANCE | Artes Visuais (Bacharelado) |