Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL III
CÓDIGO
05000142
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina estrutura-se abordagem sobre currículo e as teorias sobre ele, as
suas principais questões e como as mesmas interferem na prática de
educação musical. A partir do estudo sobre currículo discute os sentidos e
significados que permearam ou permeiam o pensar, planejar e fazer música
nos espaços de educação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):
Identificar os diversos conceitos e concepções de Currículo e Educação
Musical; Analisar os processos metodológicos da organização curricular;
Discutir a relação entre Currículo e ensino de música e cultura escolar;
Explicitar conhecimentos sobre o planejamento e a avaliação do Currículo e a
Organização do trabalho Pedagógico.

Conteúdo Programático

Concepções e histórico do currículo. Caracterização e fundamentos do
currículo. Processo metodológico da organização curricular em educação
musical A relação entre Currículo e Música e Cultura Escolar. Currículo e a
organização do trabalho pedagógico. O currículo como construção do
conhecimento. Planejamento e avaliação do currículo em educação musical.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. 8. ed. Campinas: Papirus, 2013. 235 p. (Coleção Papirus Educação) MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Orgs). Pedagogias em educação Musical. Série Educação Musical. Curitiba: InterSaberes, 2012. MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara (Org.). Práticas de ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços e formação. 3.ed. ampl. e rev. Porto Alegre: Sulina, 2014. 200p. PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008. SANTOS, Regina Marcia Simão (Org.). Música, cultura e educação: os múltiplos espaços de educação musical. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012. 294 p SOUZA, Maria Alice Lopes de (Coord.). Música na escola: caminhos e possibilidades para a educação básica. Rio de Janeiro: SESC, 2015. 382 p. (Educação em rede ; 4). WEILAND, Renate Lizana; VALENTE, Tamara da Silveira. Aspectos figurativos e operativos da aprendizagem musical de crianças e préadolescentes, por meio do ensino de flauta doce. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 17, 49-57, set. 2007.

Página gerada em 19/04/2024 03:48:46 (consulta levou 0.112613s)