Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL I
CÓDIGO
05000180
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina estrutura-se no conhecimento da História da
Educação Musical no Brasil. Na introdução a partir da LDB (propostas para o
ensino de Música nos diferentes níveis de ensino). Aborda a educação
musical no Brasil e em outros países, principais métodos e propostas. Discute
e analisa as propostas para o ensino de Música, contidos na LDB nos
diferentes níveis de ensino (PCN`S RCN´S) bem como nos documentos
oficiais (base curricular nacional).

Objetivos

Objetivo Geral:

Refletir sobre o ensino de música no Brasil e em outros países, os aspectos
referentes à formação do professor, as competências necessárias, processos
formais e informais de aprendizagem musical.
Refletir sobre a importância do ensino de música, bem como sobre a
implantação da educação musical nas escolas, por meio da lei no
11.769/2008 e seguintes.

Conteúdo Programático

História da Educação Musical no Brasil. Educação Musical no Brasil e em
outros países. Ensino de música a partida LDB, PCN’s, RCN’s, Lei
11769/2008.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003, 204 p. HENTSCHKE, Liane et al. A Orquestra tintim por tintim. São Paulo: Moderna, 2009 32 p. ILARI, Beatriz. Música na infância e na adolescência: um livro para pais, professores e aficionados. Curitiba: InterSaberes, 2013. 198 p. (Educação musical). ILARI, Beatriz; BROOCK, Angelita. Música e Educação Infantil (Orgs.) Campinas, SP: Papírus, 2013. MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Orgs). Pedagogias em educação Musical. Série Educação Musical. Curitiba: InterSaberes, 2012. MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara (Org.). Práticas de ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços e formação. 3.ed. ampl. e rev. Porto Alegre: Sulina, 2014. 200 PAZ, Ermelinda Azevedo. 500 canções brasileiras. 2. ed. rev. Brasília: MusiMed, 2010. 184 p. (Série musicologia; 25). PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008. PONSO, Caroline Cao. Música em diálogo: ações interdisciplinares na educação infantil. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011. 77 p. (Coleção Músicas) Periódicos e Anais dos encontros e congressos anuais da Abem (disponíveis em: http://www.abemeducacaomusical.org.br/anais.html) Em Pauta (UFRGS) (disponível em: http://seer.ufrgs.br/EmPauta) International Journal of Music Education (Isme) (disponível em: http:// www.periodicos.capes.gov.br/) Revista da Abem (disponível em:http://www.abemeducacaomusical.org.br/ revistas.html)

Bibliografia Complementar:

  • AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de. Educação infantil e formação de professores: para além da separação cuidar-educar. São Paulo: Editora Unesp, 2013. FORTUNA, T. R. Vida e morte do brincar. In: ÁVILA, I. S. (org.) Escola e sala de aula: mitos e ritos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. p. 47-59. Disponível em: . Acesso em: 26 fev. 2014. FRANÇA, Cecília Cavalieri. Sozinha eu não danço, não canto, não toco. In: Música na educação básica. Associação Brasileira de Educação Musical. - v. 1, n. 1, Porto Alegre, outubro de 2009. ISSN 2175 3172. FREIRE, Ricardo Dourado; FREIRE, Sandra F. C. Dourado. Sinais musicais: o corpo como primeira representação da lógica musical pela criança. In: Ilari, Beatriz; Broock, Angelita. Música e Educação Infantil (Orgs.) Campinas, SP: Papírus, 2013. p. 99-121. FREIRE, Ricardo Dourado; FREIRE, Sandra F. C. Dourado. Sinais musicais: o corpo como primeira representação da lógica musical pela criança. In: Ilari, Beatriz; Broock, Angelita. Música e Educação Infantil (Orgs.) Campinas, SP: Papírus, 2013. p. 99-121. GOTTLIEB, A. Para onde foram os bebês? Em busca de uma antropologia de bebês (e de seus cuidadores).Psicologia USP, São Paulo, n. 20(3), p. 313-336, jul/set 2009. HASELBACH, Barbara et al. editora. Textos sobre Teoría y Práctica del OrffSchulwerk: textos básicos de los años 1932-2010. v. 1. Espanha: Producciones AGRUPARTE, 2013. HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana (orgs). Ensino de Música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003. HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara. Avaliação em música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003. LIMA, Sonia Albano e RÜGER, Alexandre C.L. O trabalho corporal nos processos de sensibilização musical. In: OPUS. Revista Eletrônica da ANPPOM.v.13, n1, jan/jun, 2007. MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque. Práticas musicais na escola infantil. In: Craidy, Carmem; kaercher, Gladis

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