Nome da Atividade
ORIENTAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICO-MUSICAL III
CÓDIGO
05000182
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento dos conhecimentos profissionais para a
docência por meio de uma metodologia que estimule a reflexão sobre os
diferentes aspectos que envolve a educação e a educação musical no contexto
da adolescência. Tal metodologia compreende experiências e propostas
teórico-práticas em espaços educativos, preferencialmente, no âmbito da
Extensão Universitária realizada pelo curso de música Licenciatura e sob
coordenação e/ou mediação do(a) professor(a) titular da turma.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):
Oportunizar aos estudantes a construção de conhecimentos e saberes
profissionais relacionados ao período da adolescência através de uma ação
pedagógica embasada teoricamente, sob tutela do professor(a) responsável e,
posteriormente, discutida pelo grupo.

1.12. Objetivo(s) específico(s):
• Desenvolver propostas pedagógicas que contemplem as
especificidades da aprendizagem musical na adolescência.
• Fundamentar teoricamente propostas pedagógicas para adolescência.
• Conhecer sobre a aprendizagem musical na adolescência.
• Analisar e refletir teoricamente os resultados da ação docente.

Conteúdo Programático

Dimensão teórica – os conhecimentos
• As concepções e características da adolescência.
• Aprendizagem musical na adolescência • Planejamento de música paraadolescentes: os objetivos; os conteúdos;
os diferentes critérios para a escolha de repertório; as atividades
musicais; a avaliação; os instrumentos musicais; os materiais e
recursos; o espaço físico.
Dimensão prática – a ação pedagógica • Vivência da dimensão teórica na ação pedagógica.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. 8. ed. Campinas: Papirus, 2013. 235 p. (Coleção Papirus Educação) MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Orgs). Pedagogias em educação Musical. Série Educação Musical. Curitiba: InterSaberes, 2012. MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara (Org.). Práticas de ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços e formação. 3.ed. ampl. e rev. Porto Alegre: Sulina, 2014. 200p. PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008. SANTOS, Regina Marcia Simão (Org.). Música, cultura e educação: os múltiplos espaços de educação musical. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012. 294 p SOUZA, Maria Alice Lopes de (Coord.). Música na escola: caminhos e possibilidades para a educação básica. Rio de Janeiro: SESC, 2015. 382 p. (Educação em rede ; 4). WEILAND, Renate Lizana; VALENTE, Tamara da Silveira. Aspectos figurativos e operativos da aprendizagem musical de crianças e pré-adolescentes, por meio do ensino de flauta doce. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 17, 49-57, set. 2007.

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