Nome da Disciplina
INTERPRETAÇÃO TEATRAL I
CÓDIGO
05000237
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Criação de cenas teatrais a partir de métodos de envolvimento. Construção de personagens e contracenação. A análise ativa de textos dramáticos. Estudo das possibilidades práticas de aplicação dessas metodologias de trabalho em sala de aula

Objetivos

Objetivo Geral:

- Compreender a criação do ator a partir das experiências de Stanislavski;
- Construir e apresentar uma personagem dramática;
- Ampliar o conhecimento dos alunos no que se refere às Poéticas Teatrais.
- Analisar as possibilidades de aplicação prática dessas poéticas em sala de aula

 

Objetivos Específicos:

- Compreender a criação do ator a partir das experiências de
Stanislavski;
- Construir e apresentar uma personagem dramática;
- Ampliar o conhecimento dos alunos no que se refere às Poéticas
Teatrais.

Conteúdo Programático

- Análise ativa do texto teatral;
- A ação física e criação do personagem;
- O trabalho do ator sobre si mesmo como princípio criativo.
- Planejamento didático a partir das metodologias estudadas.
- Exercícios públicos teatrais

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CHEKHOV, Michael. Para o ator. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003
  • D’AGOSTINI, Nair. O método de análise ativa de C. Stanislavski como base para a leitura do texto e da criação do espetáculo pelo diretor e ator. São Paulo: USP, 2007.
  • GUINSBURG, J. Stanislavski, Meyerhold & Cia. São Paulo: Perspectiva, 2001
  • STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005
  • STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

Bibliografia Complementar:

  • ASLAN, Odette. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 1994
  • BOLESLAVSKY, Richard. A arte do ator: as primeiras seis lições. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2015
  • KUSNET, Eugênio. Ator e método. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Artes Cênicas, 1985
  • LEWIS, Robert. Método ou loucura. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000
  • STANISLAVSKI, Constantin. A criação de um papel. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999

Página gerada em 14/11/2019 19:45:30 (consulta levou 0.185026s)