Nome da Disciplina
EXPRESSÃO VOCAL I
CÓDIGO
05000289
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento de experiências técnico-vocais, que envolvam respiração, apoio, relaxamento muscular e exercícios progressivos de vocalização (projeção e ressonância).

Objetivos

Objetivo Geral:

- oferecer uma prática de experimentação vocal que envolva consciência dos processos corporais envolvidos: como respiração, apoios, ressonância e projeção;
- identificar padrões corporais que limitam o fluxo livre da voz, buscando desfazer bloqueios;
- ampliar as possibilidades de expressão vocal, criando estrutura física para a voz e associando a diferentes energias corporais;
- explorar a voz com diferentes enfoques: exploração sonora e jogos vocais, sempre aliados ao movimento corporal

 

Objetivos Específicos:

- oferecer uma prática de experimentação vocal que envolva
consciência dos processos corporais envolvidos: como respiração,
apoios, ressonância e projeção;
- identificar padrões corporais que limitam o fluxo livre da voz,
buscando desfazer bloqueios;
- ampliar as possibilidades de expressão vocal, criando estrutura
física para a voz e associando a diferentes energias corporais;
- explorar a voz com diferentes enfoques: exploração sonora e
jogos vocais, sempre aliados ao movimento corporal.

Conteúdo Programático

- elementos básicos de anatomia do sistema fonador;
- aquecimento vocal e emissão vocal;
- apoio e sustentação;
- experimentação vocal: produção sonora não-verbal, improvisação vocal, voz falada e voz cantada;
- estruturas físicas e energias corporais para a ação vocal;
- ressonadores: vibração, voz-vibração e voz, identificação e criação de diferentes vozes;
- cantos individuais e grupais: memória, emoção, presença e contato.
- jogos e relações envolvendo voz e movimento.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARBA, Eugênio; SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator: dicionário de antropologia teatral. São Paulo: É Realizações, 2012
  • BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002.
  • FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas: Unicamp, 2001
  • GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987
  • GROTOWSKI, J. & FLASZEN, L. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva/Sesc, 2007

Bibliografia Complementar:

  • MALLETA, Ernani. Voz, música e cena teatral: o trabalho de Francesca Della Monica. Memória Digital Abrace: 2010.
  • NOVARINA, Valére. Diante da palavra. Rio de Janeiro: 7 letras, 2003.
  • VARLEY, Júlia. Pedras d’água: bloco de notas de uma atriz do Odin Theatret. Brasília: Teatro Caleidoscópio, 2010
  • SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo, Ed. Unesp, 1991.
  • STEIN, Moira. Corpo e palavra: caminhos da fala do ator contemporâneo. Porto Alegre: Movimento & Edunisc, 2009.

Página gerada em 19/11/2019 00:47:37 (consulta levou 0.157121s)