Nome da Atividade
METODOLOGIA DO ENSINO DA MÚSICA I
CÓDIGO
05000335
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

O ensino da música e o sistema educacional: educação infantil, ensino
fundamental e ensino médio. A análise e a projeção das correntes pedagógico
musicais e suas perspectivas em relação a educação musical. Orientação
didática, teórica e prática de vivências musicais que conduzam ao como
ensinar a aprender música. Fundamentação teórica e instrumentalização
técnica necessárias à sistematização da prática docente, tendo em vista a
elaboração crítica do conhecimento. Elaboração de recursos pedagógicos e
musicais adaptados como instrumentos mediadores no processo de ensinoaprendizagem.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):
Desenvolver nos alunos a capacidade de analisar e produzir propostas
didático musicais nos variados contextos educativos;
Estimular e uma postura reflexiva, crítica e criativa sobre os modos de fazer
música no ambiente escolar e não escolar a partir de experiências de
musicalização diversificadas e elaboração de recursos pedagógicos.

Conteúdo Programático

O processo de ensino e aprendizagem (musical)
Definições e conceitos de aprendizagem (musical)
As condições de aprendizagem
Preparo de aulas (conceito de objetivos, conteúdos, planejamento,
organização e seleção do material, etc).
Recursos pedagógicos e musicais adaptados como instrumentos mediadores
no processo de ensino-aprendizagem.Elaboração de material e recursos
pedagógicos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BEYER, Esther; KEBACH, Patrícia. Pedagogia da música: experiências de apreciação musical . 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012. 157 p. (Coleção educação e arte ; 11). I LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. 8. ed. Campinas: Papirus, 2013. 235 p. (Coleção Papirus Educação) MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Orgs). Pedagogias em educação Musical. Série Educação Musical. Curitiba: InterSaberes, 2012. MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara (Org.). Práticas de ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços e formação. 3.ed. ampl. e rev. Porto Alegre: Sulina, 2014. 200p. PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008. WEILAND, Renate Lizana; VALENTE, Tamara da Silveira. Aspectos figurativos e operativos da aprendizagem musical de crianças e préadolescentes, por meio do ensino de flauta doce. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 17, 49-57, set. 2007.

Página gerada em 28/03/2024 13:30:23 (consulta levou 0.112752s)