Nome da Atividade
CANTO I
CÓDIGO
05000362
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento das habilidades e competências, com ênfase no desenvolvimento de técnicas interpretativas e psicomotoras, que instrumentalizam o aluno para expressar suas ideias musicais através do canto; Estímulo à leitura e ao conhecimento de repertório.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivos Gerais:
-Promover a compreensão acerca dos aspectos da música;
-Desenvolver técnicas instrumentais e interpretativas que possibilitem maior proficiência no canto; abordar aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos.
-Desenvolver estudos de caráter teórico-prático sobre intérpretes, compositores, gêneros e tradições interpretativas;
-Estimular o pensamento crítico-reflexivo sobre o fazer artístico, suas funções socioculturais e suas relações com o mercado;
Objetivos Específicos:
- Desenvolver a técnica vocal;
- Estimular a leitura musical;
- Ampliar o conhecimento de repertório;
- Estimular a prática musical através da improvisação;
- Estimular a criação musical através da composição e de arranjos;
- Conhecimento e cotejamento de bibliografias pertinentes às práticas interpretativas e aos processos de ensino/aprendizagem do canto.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BEUTTENMÜLLER, Glorinha e LAPORT, Nelly. Expressão Vocal e Expressão Corporal. Enelivros, Rio de Janeiro, 1992. CASA DAS AMÉRICAS. Ensayos de Música Latinoamericana. Mário Lavista:”El processo creador en La improvisación musical”, p. 345; Leo Brouwer: “La improvisacion aleatória”, p. 319. DINVILLE, C. A técnica da voz cantada. Rio de Janeiro: Enelivros (Biblioteca Fonoaudiológica), 1993. FERREIRA, Léslie P. e outros. Temas de Fonoaudiologia. Edições oyola, São Paulo, Brasil, 1984. LANGER, Susanne K. Sentimento e Forma. Trad. Ana M. Goldberger Coelho e J. Guinsburg. Editora Perspectiva,1953. LABOISSIÈRE, Marília. Interpretação Musical: a dimensão recriadora da “comunicação” poética. São Paulo: Annablume, 2007. LEHMANN, L. Aprenda a Cantar. Rio de Janeiro: 1984. MARSOLA, Mônica e BAÊ, Tutti. Canto uma expressão – Princípios básicos de técnica vocal. Irmãos Vitale, São Paulo, Brasil, 2001. MELLO, Edmée B.S. Educação da voz falada. Ed. Atheneu, São Paulo, 1995. MEYER, Leonard. Emoción y significado en la música. Alianza música. RINK, John. La interpretación musical. Alianza música, 2006. TEIXEIRA, Sílvia B. A arte de cantar. Campinas: Ativa, 1976. Métodos de Canto: Nicola VAccaj, Marchesi, G. Concone, H. Panofka, A. Panseron. Livros de técnica musical e partituras diversas escolhidas de acordo com a necessidade e interesse de cada turma.

Bibliografia Complementar:

  • BLOCH, Pedro. Melhore sua Voz. Ediouro. S. A., 1986. BUTT, John. Bach Interpretation: articulation marks in primary sources of J. S. Bach. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. 278 p. COELHO, Lauro Machado. A Ópera Barroca Italiana. São Paulo, Editora Perspectiva, 2000. FUBINI, Enrico. Música y lenguaje en la estética contemporánea. Versión castellana, prólogo y notas de Carlos Guillermo Pérez de Aranda. Madrid: Alianza Editorial. Colección Alianza Música, 1994. __________. La Estética musical desde la Antigüedad hasta el siglo XX. Versión castellana, revisión, prólogo y notas de Carlos Guillermo Pérez de Aranda. 2ª ed. Madrid: Alianza Editorial, 1990. HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos Sons: caminhos para uma nova compreensão musical. Trad. Marcelo Fagerlande. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 1998. SAUZE, Adolfo. Textos Del Canto de Cámara. Buenos Aires, 1966. TARUSKIN, Richard. Text and Act: Essays on Music and Performance. Oxford University Press, 1995. TARUSKIN, Richard. The Musicologist and the Performer. Journal of Musicology. 1982.

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