Nome da Atividade
VIOLÃO IV
CÓDIGO
05000408
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento das habilidades e competências, com ênfase no desenvolvimento de técnicas interpretativas e psicomotoras, que instrumentalizam o aluno para expressar suas ideias musicais através do instrumento; Estímulo à leitura e ao conhecimento de repertório; Preparação para apresentação pública individual e/ou coletiva.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivos Gerais:
-Promover a compreensão acerca dos aspectos da música; -Desenvolver técnicas instrumentais e interpretativas que possibilitem maior proficiência ao violão; abordar aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos.
-Desenvolver estudos de caráter teórico-prático sobre instrumentistas, compositores, gêneros e tradições interpretativas;
-Estimular o pensamento crítico-reflexivo sobre o fazer artístico, suas funções socioculturais e suas relações com o mercado;
Objetivos Específicos:
- Desenvolver a técnica instrumental;
- Estimular a leitura musical;
- Ampliar o conhecimento de repertório;
- Estimular a prática musical através da improvisação ao instrumento;
- Estimular a criação musical através da composição e de arranjos;
- Conhecimento e cotejamento de bibliografias pertinentes às práticas interpretativas e aos processos de ensino/aprendizagem de instrumentos musicais.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AGUADO, Dionisio. Méthode Complete pour La guitarre. Ed. fac-simile. Paris: 1826. Geneve: Editions Minkoff, 1980. ALLORTO, E.; CHIESA, R. La Chitarra. Edizioni di Torino, 1996. CARLEVARO, Abel. Escuela de La Guitarra. Buenos Aires: Barry Editorial, 1979. _______________. Série didáctica de La guitarra. Buenos Aires: Barry Editorial, 1966. CASA DAS AMÉRICAS. Ensayos de Música Latinoamericana. Mário Lavista:”El processo creador en La improvisación musical”, p. 345; Leo Brouwer: “La improvisacion aleatória”, p. 319. DUDEQUE, Norton Eloy. História do Violão. Curitiba. Editora UFPR. 1994. GILARDINO, Angelo. Manuale di storia della chitarra: La chitarra moderna e contemporânea. Ancona: Bérben, 1988. _________________. Nuovo trattato di técnica chitarristica. Principi fondamentali. Ancona. Ed. Bèrben, 1993. LANGER, Susanne K. Sentimento e Forma. Trad. Ana M. Goldberger Coelho e J. Guinsburg. Editora Perspectiva,1953. LABOISSIÈRE, Marília. Interpretação Musical: a dimensão recriadora da “comunicação” poética. São Paulo: Annablume, 2007. MEYER, Leonard. Emoción y significado en la música. Alianza música. PINTO, Henrique. Violão: um olhar pedagógico. São Paulo: Ed. Ricordi, s/d. PUJOL, Emílio. Escuela razonada de la guitarra: baseada en los principos de la técnica de Tárrega. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1954. RINK, John. La interpretación musical. Alianza música, 2006. TURNBULLI, Harvey. The guitar, from the Renaissance to the present day. New York: C. Scribner´s Sons, 1974. WADE, Graham. The Guitarrist´s Guide to Bach. Gortnacloona, Irlanda:Wise Owl Music, 1985. Livros de técnica musical e partituras diversas escolhidas de acordo com a necessidade e interesse de cada turma.

Bibliografia Complementar:

  • BUTT, John. Bach Interpretation: articulation marks in primary sources of J. S. Bach. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. 278 p. FUBINI, Enrico. Música y lenguaje en la estética contemporánea. Versión castellana, prólogo y notas de Carlos Guillermo Pérez de Aranda. Madrid: Alianza Editorial. Colección Alianza Música, 1994. __________. La Estética musical desde la Antigüedad hasta el siglo XX. Versión castellana, revisión, prólogo y notas de Carlos Guillermo Pérez de Aranda. 2ª ed. Madrid: Alianza Editorial, 1990. HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos Sons: caminhos para uma nova compreensão musical. Trad. Marcelo Fagerlande. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 1998. TARUSKIN, Richard. Text and Act: Essays on Music and Performance. Oxford University Press, 1995. TARUSKIN, Richard. The Musicologist and the Performer. Journal of Musicology. 1982. TYLER, James. The guitar and its music: from the Renaissance to the Classical era. Oxford: Oxford University Press, 2002.

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