Nome da Atividade
SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL VI
CÓDIGO
05000480
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Orientação no desenvolvimento do repertório para flauta e piano ao longo do semestre, a partir de
aulas em grupo. Repertório e formação do flautista visando a apresentação em público.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar a prática do repertório para flauta e piano; • Desenvolver competências como afinação, equilíbrio de planos de dinâmica, estilos e interpretação; • Desenvolver o espírito crítico-reflexivo a partir de discussões em grupo sobre as execuções em aula.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos sons: caminhos para uma nova compreensão musical. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. KLABOISSIÈRE, Marília. Interpretação musical: a dimensão recriadora da 'comunicação' poética. São Paulo: Annablume, 2007. WILLIAMON, Aaron. Musical excellence: strategies and techniques to enhance performance. New York: Oxford University Press, 2008.

Bibliografia Complementar:

  • DEBOST, Michael. The Simple Flute. London: Oxford University Press, 2006. LABOISSIÈRE, Marília. Interpretação musical: a dimensão recriadora da 'comunicação' poética. São Paulo: Annablume, 2007. QUANTZ, Johann Joaquim. On Playing the flute. Translated with notes and introduction by Edward R. Reilly. NY: Schimer Books, 1985. SOUZA, Davson de. Fisiologia da Performance Musical. Postura e Respiração: Fatores de Interferência na Performance Musical do Flautista. 2008, 107 p. Dissertação (Mestrado em Música) – PPGMUS UFBA, Salvador. Disponível:https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12559 ZAVALA, Irene Porzio. As inter-relações entre os gestos musicais e os gestos corporais na construção da interpretação da peça para piano solo "Sul Re" de Héctor Tosar. 2012, 127 p. Dissertação (Mestrado em Música) - PPGMUS Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/55083

Página gerada em 21/12/2024 13:53:22 (consulta levou 0.113304s)