Nome da Atividade
HARMONIA III
CÓDIGO
05000528
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo da harmonia modal e de suas interações com o tonalismo. Harmonia tonal na música popular, incluindo acordes expandidos e alterados. Introdução à modulação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar o desenvolvimento da capacidade de percepção, análise e escrita de diversos conteúdos pertencentes ao estudo da harmonia, com base no repertório erudito e popular.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALDWELL, Edward; SCHACHTER, Carl. Harmony & Voice Leading. Orlando: Schirmer/Thomson, 2003. BUCHER, Hannelore. Harmonia Funcional Prática – Uma abordagem natural para desfazer o mito da complexidade da harmonia. Vitória: O Autor, 2001. CHEDIAK, Almir. Harmonia e Improvisação I. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1986. GUEST, Ian. Arranjo – vol. 2. Rio de Janeiro, Lumiar Editora, 1996. KOSTKA, Stefan; PAYNE, Dorothy. Tonal Harmony. 2ª ed. New York: McGraw-Hill, 1989. PERSICHETTI, Vincent. Armonia del Siglo XX. Traduzido por Alicia Santos Santos. Madrid: Real Musical Editores, 1985. Tradução de: Twentieth-Century Harmony: Creative Aspects and Practice. RIEMANN, Hugo. Armonía y Modulación. Traduzido por A. Ribera y Maneja. Barcelona: Editorial Labor, 1930. SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. Traduzido por Marden Maluf. São Paulo: Editora UNESP, 2001. TAGG, Phillip. Phillip Tagg’s Harmony Handout. 2000. ZAMACOIS, Joaquín. Tratado de Armonía – Libro I. Barcelona: Editorial Labor, 1978.

Bibliografia Complementar:

  • CHEDIAK, Almir. Dicionário de Acordes Cifrados. São Paulo/ Rio de Janeiro, Irmãos Vitale, 1984. GUEST, Ian. Arranjo – Método Prático (incluindo técnicas especiais de sonoridade orquestral) vol. 3. Rio de Janeiro, Lumiar Editora, 1996. LEVINE, Mark. The Jazz Theory Book. Sher Music, 1995. MOTTE, Diether de La. Armonía. Barcelona: Editorial Labor, 1976. PISTON, Walter. Harmony. New York: Norton, 1987. (ed. Original: 1941) RIMSKY-KORSAKOV, Nikolai. Traité d’Harmonie – Théorique et Pratique. Tradução para ao francês de Félix Dorfmann. Paris: Alphonse Leduc, 1910. (ed. Original: 1893). ZAMACOIS, Joaquín. Tratado de Armonía – Libro III. Barcelona: Editorial Labor, 1978.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M52 2020 / 1 100 24 Música - Canto (Bacharelado)
Música - Ciências Musicais (Bacharelado)
Música - Composição (Bacharelado)
Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
Música - Música Popular (Bacharelado)
Música - Piano (Bacharelado)
Música - Violão (Bacharelado)
Música - Violino (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
GUILHERME CAMPELO TAVARES
Professor responsável pela turma

M1 2020 / 1 36 0 Música - Canto (Bacharelado)
Música - Ciências Musicais (Bacharelado)
Música - Composição (Bacharelado)
Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
Música - Música Popular (Bacharelado)
Música - Piano (Bacharelado)
Música - Violão (Bacharelado)
Música - Violino (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
GUILHERME CAMPELO TAVARES
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
HARMONIA III Música - Canto (Bacharelado)
HARMONIA III Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
HARMONIA III Música - Violino (Bacharelado)
HARMONIA III Música - Piano (Bacharelado)
HARMONIA III Música - Violão (Bacharelado)
HARMONIA III Música - Composição (Bacharelado)
HARMONIA III Música - Ciências Musicais (Bacharelado)
HARMONIA III Música - Música Popular (Bacharelado)

Página gerada em 25/10/2020 14:18:03 (consulta levou 0.172993s)