Nome da Disciplina
FUNDAMENTOS DO ENSINO DA ARTE I
CÓDIGO
05000629
Carga Horária
30 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Arte como objeto de conhecimento e de identidade cultural. Estudos culturais: saber erudito, saber popular e saber cultural. Organização do trabalho pedagógico.

Objetivos

Objetivo Geral:

a) desenvolver uma reflexão teórica sobre a arte como área específica do conhecimento humano, com linguagens e conteúdos próprios;
b) analisar e discutir as relações entre arte, cultura e sociedade e as relações daí advindas na produção da cultura;
c) discutir as concepções teóricas sobre conhecimento e cultura, envolvendo as noções de produção de conhecimento, leitura cultural, identidade cultural, multiculturalismo, interculturalismo e produto artístico e cultural;
d) analisar as características da organização do trabalho pedagógico, as soas relações teórico-práticas e suas implicações para a ação educacional;
e) posicionar-se de forma pessoal e crítica sobre os pressupostos teórico-práticos da arte como objeto de conhecimento e de identidade cultural e suas implicações na organização do trabalho pedagógico;
f) posicionar-se quanto a problemática da arte e seu ensino na realidade educacional brasileira.

Conteúdo Programático

1. Arte como objeto do conhecimento e de identidade cultural.
2. Produção artística como produção cultural e histórica e como objeto de apreciação significativa.
3. Arte, cultura e sociedade; relações e implicações.
4. Conhecimento e cultura: consideração em torno de seus significados. Produção do conhecimento em Arte.
5. Estudos Culturais: saber erudito, saber popular e saber cultural.
6. Organização do trabalho pedagógico: atividade humana, práxis, prática social, relação teoria-prática, prática pedagógica (reflexiva e reiterativa), consciência prática e consciência da prática, ação educacional.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARBOSA, Ana Mãe. Educação e desenvolvimento cultural e artístico. IN: Educação e realidade. Gênero e Educação. Porto Alegre, v. 20, Nº 2, p. 9-17, jul. / dez., 1995. BIASOLI, Carmen Lúcia A. A formação do professor de arte: do ensaio... à encenação. Campinas (SP), Papirus, 1999. ______________________ A. Professor de 1º grau: que personagem é este? IN: Nossas Trilhas. Revista do Curso de Mestrado em educação. FaE/UFPeL, Pelotas, 1996, Anual, p. 45-49. BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Darcy Ribeiro – Nº 9.394/1996. BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ARTE. Brasília: MEC/SEF, 1997, 130p.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T2 2020 / 1 36 32 Artes Visuais (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
CLAUDIA MARIZA MATTOS BRANDAO
Professor responsável pela turma

T1 2020 / 1 35 35 Artes Visuais (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
CLAUDIA MARIZA MATTOS BRANDAO
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
FUNDAMENTOS DO ENSINO DA ARTE I Artes Visuais (Licenciatura)

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