Nome da Atividade
TEORIAS DA ARTE E DA COMUNICAÇÃO
CÓDIGO
05000642
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conceito de arte, estética, obra de arte. O processo criativo e o fazer artístico. Experiência e percepção estética. Diferenciação entre os vários campos da Arte: História, Teoria, Crítica e Filosofia da Arte. O fenômeno da comunicação e seus pressupostos básicos. A mensagem estética em particular. O processo de significação. A arte no século XX e sua caracterização como mensagem.

Objetivos

Objetivo Geral:

Possibilitar ao aluno investigar e discutir os conceitos básicos da arte: a obra de arte, sua historicidade, a complexidade e as temáticas que envolvem o fenômeno artístico.

Conteúdo Programático

UNIDADE I - As Artes (conceitos): Arte, Obra de Arte, Estética, História da Arte, Crítica de Arte. A necessidade da arte. A atividade artística - a expressão e a criatividade. Criatividade, Gosto e Percepção Estética.
UNIDADE II - Arte: Fazer, Conhecer, Expressar. Arte como Ofício. Arte como Mímesis. Arte como Expressão.
UNIDADE III - Artista e Público: Valores sociais e valores individuais.
UNIDADE IV – O fenômeno da comunicação e seus pressupostos básicos. Arte e comunicação. Imprevisibilidade e redundância. Entropia. O processo de significação. Arte e significado. Denotação e conotação. Comunicação semântica e comunicação estética.
UNIDADE V – Cultura erudita e cultura de massa. Produção estética contemporânea e comunicação.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANDRES, Maria Helena. Os caminhos da arte. Petrópolis, Vozes, 1977. ARGAN, G.C. Arte e Crítica de Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1988. BARDI, Pietro M. Pequenhja História da Arte. São Paulo: Melhoramentos, 1993. BOSI, Alfredo. Reflexões Sobre a Arte, Ática. CHIPP, H. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

Página gerada em 19/04/2024 04:48:15 (consulta levou 0.126463s)