Nome da Disciplina
CULTURA BRASILEIRA I
CÓDIGO
05000646
Carga Horária
30 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Análise da formação cultural brasileira. Estado nacional e nacionalidade. Principais movimentos culturais brasileiros. Conteúdos: formação cultural brasileira; nacionalidade; modernismo e nacionalismo; tropicalismo; música popular brasileira; literatura.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral: informar sobre o processo de formação cultural do Brasil, desde seus antecedentes até o panorama atual.
Específicos: identificar as raízes da formação cultural brasileira no período colonial. Evidenciar o processo de formação da nacionalidade no Brasil, no século XIX. Discutir o modernismo brasileiro e sua importância para a identificação de uma cultura brasileira. Discutir a atualidade da cultura no Brasil.

Conteúdo Programático

Unidade I:
Conceito de Cultura: a questão da hierarquia cultural.
Civilização e Cultura: os conceitos de configuração histórica e campo intelectual. A validade do Brasil Colonial e suas conseqüência na formação cultural brasileira.
Unidade II: a vinda da Família Real Portuguesa em 1808 e suas conseqüências. O processo de Independência. As idéias iluministas. A formação do Estado Nacional e seus problemas. A realidade cultural do Primeiro Império.
Unidade III: o Segundo Império no Brasil e seu projeto cultural. O Instituto Histórico e Geográfico e seu papel. O Romantismo no Brasil e as narrativas brasileiras. O índio como emblema da nacionalidade. A geração de 1870 e o pensamento republicano e abolicionista. As questões sociais do Brasil no final do século XIX. O Positivismo. As narrativas de Luis Barreto e Euclides da Cunha.
Unidade IV: o Movimento Modernista no Brasil. Modernidade e Modernismo. A busca de uma cultura genuinamente nacional. O Tropicalismo como eco do pensamento modernista. A realidade cultural da atualidade. A questão do negro. A questão do índio. A questão da cultura de periferia. A cultura de massa no Brasil. A cultura erudita e a produção universitária.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOSI, Alfredo. Cultura Brasileira: temas e situações. São Paulo: Ática, 1987. COELHO NETO, José Teixeira. Usos da Cultura: políticas de ação cultural. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira: cultura brasileira e indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1991.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
CULTURA BRASILEIRA I Artes Visuais (Licenciatura)

Página gerada em 07/12/2019 09:51:46 (consulta levou 0.150799s)