Nome da Disciplina
FILOSOFIA DA ARTE E DA CULTURA
CÓDIGO
05000679
Carga Horária
30 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2

Ementa

Estudo das características estéticas e filosóficas da arte. Definições e Teorias. Objeto e Relações. Percepções, Interpretações e Experiência estética. Cultura e imagem na contemporaneidade.

Objetivos

Objetivo Geral:

Possibilitar ao aluno investigar e aprofundar estudos a respeito da importância dos valores estéticos como reveladores da expressão cultural;
Incentivar a análise da arte como fonte visual para produção de conhecimento; arte como fonte documental, histórica e social.
Enfatizar as modificações conceituais e diversidade de leituras possíveis na história e na cultura ocidental.
Proporcionar o estudo das relações entre cultura visual e história.

Conteúdo Programático

Unidade I: A Estética e a Filosofia da Arte - Conceitos e âmbito. Arte e aspectos mágico-religiosos. Arte como manufatura ou ofício: a utilidade da arte. A Arte como representação de valores morais, sociais e religiosos. A téchné grega e o ideal de perfeição. A Poética em Aristóteles: o belo e o feio na Arte. A catarse como essência da experiência estética.
Unidade II: A mímesis na Idade Média e a filosofia cristã. O Renascimento e a retomada dos ideais miméticos. Os Tratados da Pintura (Alberti, Da Vinci) Unidade III: A estética do século XVII francês: o classicismo. A estética racionalista cartesiana e a estética do empirismo inglês. A estética alemã do século XVIII (Baumgarten, Kant, Schelling). A apreciação da obra de arte. A experiência estética. Objeto físico e objeto estético. A educação estética.
Unidade VI: Modernidade e as vanguardas do século XX (Baudelaire, Niezstche). A arte e industrialização cultural (Walter Benjamin, Adorno);
Unidade IV: Teorias fenomenológicas da arte: a expressão do Ser e obra de arte em Heidegger; o olhar e a corporeidade em Merleau-Ponty.
Unidade V: O sujeito e os vários sujeitos na arte contemporânea: cultura e pós-modernidade, subjetividade e intersubjetividade (Deleuze, Derrida, Foucault).

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
FILOSOFIA DA ARTE I Artes Visuais (Bacharelado)
FILOSOFIA DA ARTE E DA CULTURA Artes Visuais (Licenciatura)

Página gerada em 15/06/2019 18:37:57 (consulta levou 0.113069s)