Nome da Atividade
				PRODUÇÃO CULTURAL
				CÓDIGO
				05000708
				Carga Horária
				60 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Unidade responsável
				
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
Projetos culturais e suas etapas, desde a formatação do projeto até a realização das fases de pré-produção, produção e pós-produção. Articulação, implementação, editais e leis de incentivo à cultura.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Conhecer as etapas, conceber e formatar projeto para captação de recursos públicos ou privados;Analisar oportunidades mercadológicas para viabilizar a execução de projetos culturais;
Projetar evento cultural objetivando inserção em edital ou lei de incentivo;
Organizar e realizar evento cultural.
Conteúdo Programático
Projeto Cultural: primeiras noções – papel do produtor cultural; etapas de um projeto; exemplos de projetos culturais executados
Leis de incentivo à cultura: fundo perdido, leis municipais e editais, Lei Rouanet.
O projeto: levantamento das necessidades, definição, justificativa e cronograma de execução, metas, objetivo geral e específico, orçamento e cronograma de execução
A equipe do projeto e suas funções
Marketing Cultural
Plano de Mídia
Relatórios: Final e Financeiro
					Leis de incentivo à cultura: fundo perdido, leis municipais e editais, Lei Rouanet.
O projeto: levantamento das necessidades, definição, justificativa e cronograma de execução, metas, objetivo geral e específico, orçamento e cronograma de execução
A equipe do projeto e suas funções
Marketing Cultural
Plano de Mídia
Relatórios: Final e Financeiro
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALLEN, Johnny [et al.]. Organização e gestão de eventos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
 - AVELAR, Rômulo. O avesso da cena: notas sobre produção e gestão cultural. Belo Horizonte: Duo Editorial, 2008.
 - MACHADO NETO, Manoel Marcondes. Marketing Cultural: das práticas à teoria. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2005.
 - THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Projetos culturais: técnicas de modelagem. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008
 
Bibliografia Complementar:
- BRANT. Leonardo. Mercado Cultural. São Paulo: Escrituras, 2002
 - COLBERT, François e CUADRADO, Manuel. Marketing de las Artes y la Cultura. Barcelona: Ariel Património, 2003.
 - NATALE, Edson e OLIVIERI, Cristiane. Guia Brasileiro de Produção Cultural 2007. São Paulo: Editora Zé do Livro, 2006.
 
Disciplinas Equivalentes
| Disciplina | Curso | 
|---|---|
| PRODUÇÃO CULTURAL | Artes Visuais (Bacharelado) |