Nome da Disciplina
ANIMAÇÃO 2 D
CÓDIGO
05000741
Carga Horária
120 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A técnica da animação 2D do tradicional (papel) ao digital (computador). Etapas e princípios do processo de animação 2D. Panorama histórico da animação 2D.

Objetivos

Objetivo Geral:

Propiciar o entendimento e exercício da animação 2D, tradicional e digital, enquanto processo de criação e expressão no contexto artístico e audiovisual.

 

Objetivos Específicos:

Exercitar os elementos técnicos formais da animação 2D, partindo de princípios internacionais já estabelecidos;
Desenvolver a percepção sobre técnicas e estilos da animação 2D, mediante a análise de diversas produções;
Aprimorar o espírito crítico e reflexivo em relação à sua produção, a de seus colegas e dos resultados do projeto individual e em equipe.

Conteúdo Programático

A técnica da animação 2D do tradicional (papel) ao digital (computador).
Etapas e princípios do processo de animação 2D.
Panorama histórico da animação 2D.
A história e prática do desenho animado, na técnica 2D, desde seus primórdios com os objetos ópticos mecânico, passando pelo uso tradicional, com a mesa de luz, até o formato digital.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BLAIR, Preston. Cartoon Animation. Walter Foster Pub, 1995. ISBN: 1560101989 FURNISS, Maureen. The Animation Bible: A Practical Guide to the Art of Animating from Flipbooks to Flash. New York: ABRAMS Books, 2008. ISBN-13: 9780810995451 STANCHFIELD, Walt. Drawn to Life: 20 Golden Years of Disney Master Classes. Volume 1. Burlington: Focal Press, 2009. ISBN: 0240810961 WELLS, Paul; QUINN, Joanna; MILLS, Les. Animation: Drawing for Animation. Lausanne: AVA Book, 2009. ISBN: 2940373701 WILLIAMS, Richard. The Animator´s Survival Kit. London: Faber and Faber, 2001. ISBN: 0571202284 WHITE, Tony. Animation from Pencils to Pixels: Classical Techniques for the Digital Animator. Burlington: Focal Press, 2006. ISBN: 0240806700

Bibliografia Complementar:

  • BARBOSA JÚNIOR, Alberto Lucena. Arte da animação: técnica e estética através da história. 2ª ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005. FOSTER, Walter. How to draw: Beauty an the Beast. Laguna Hills: Walter Foster Publishing, 1993. CULHANE, John. Disney´s Alladin: the making of an animated film. New York: Hiperyon, 1992. ENGLER, Robi. Atelier de Cinema de Animação. Lisboa: RTP, 1980. HART, Christopher. Everything you ever wanted to know about cartooning but were afraid to draw. New York: Watson-Guptill, 1994. HOGARTH, Burne. Dynamic Anatomy. New York: Watson-Guptill, 1990. HOOKS, Ed. Acting for animators: a complete guide to performance animation. London: Heinemann Publisher, 1999. JACKSON, Chris. Flash + After Effects. Burlington: Focal Press, 2008. WIEDEMANN, Julius. Animation Now! Taschen do Brasil, 2004.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2019 / 2 28 27 Cinema de Animação (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
ANDRE LUIS PORTO MACEDO
Professor responsável pela turma

CARLA SCHNEIDER
Professor Regente

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ANIMAÇÃO 2 D Cinema de Animação (Bacharelado)

Página gerada em 13/12/2019 01:29:44 (consulta levou 0.161096s)