Nome da Disciplina
NARRATIVAS FOTOGRÁFICAS
CÓDIGO
05000742
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Prática fotográfica, com ênfase nas técnicas de captação de imagens, utilização de equipamentos e seus recursos, visando explorar a narrativa cinematográfica através da fotografia still.

Objetivos

Objetivo Geral:

Apresentar as noções básicas de fotografia e seus recursos, enfatizando a associação entre os processos de fotografia e sua utilização na cinematografia.

 

Objetivos Específicos:

Valorizar os elementos constitutivos do quadro de imagem visando a experimentação.
Associar as técnicas fotográficas à linguagem audiovisual.
Estabelecer relações entre fotografia, cinema e outras manifestações artísticas.

Conteúdo Programático

Principais aspectos da história da fotografia
Câmeras e equipamentos fotográficos
Controles para captação de imagens: foco, íris, profundidade de campo e velocidade de obturação.
Objetivas e Filtros
Composição da Imagem
Explorando a narrativa cinematográfica através da fotografia still

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ADANS, Ansel. A câmara. 4. ed. São Paulo: Ed. SENAC, 2006. [BCS 771.3 A211c, 3 exemplares]. HEDGECOE, John. O novo manual de fotografia: guia completo para todos os formatos. 4. ed. São Paulo: SENAC, 2013. [BCS 771 H453n, 3 exemplares]. LANGFORD, Michael; BILISSI, Efthimia. Langford's Advanced Photography. Amsterdã: Elsevier, 2011. [BCS 770 L278l, 2 exemplares].

Bibliografia Complementar:

  • AUMONT, Jacques. A imagem. 16. ed. Campinas: Papirus, 2011. [BCS 701 A925i, 11 exemplares]. BARTHES, Roland. A câmera clara: nota sobre a fotografia. Lisboa: Edições 70, 2011. [BCS, BCP 770 B285c, 2 exemplares]. DUBOIS, Philippe. O ato fotografico e outros ensaios. 14. ed. Campinas: Papirus, 2007. [BCP 770 D815a, 3 exemplares]. FONTCUBERTA, Joan (Ed.). Estética fotográfica: una selección de textos . Barcelona: Gustavo Gili, 2013. [BCS 770.1 E79, 5 exemplares]. FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. [BCS 770.1 F647f, 3 exemplares]. HODDINOTT, Ross. Digital Exposure Handbook Photographers. Institute Press, 2011. [BCS 771.0285 H687d, 1 exemplar]. HOPPE, Altair. Fotografia digital sem mistérios. 3. ed. Camboriú: Photos, 2008. [BCS 770 H798f, 1 exemplar]. KOSSOY, Boris. Fotografia & História. São Paulo: Ateliê, 2012. [BCS 770.9 K86f, 3 exemplares]. LANGFORD, Michael. Fotografia Básica. 5. ed. Lisboa: Dinalivro, 2002. [BCS L278f, 3 exemplares]. MASCELLI, Joseph V. Os cinco Cs da cinematografia: técnicas de filmagem. São Paulo: Summus, 2010. [BCS 778.5302 M395c 2010, 3 exemplares]. SAMAIN, Etienne (Org.). O fotográfico. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2005. [BCS 770 F759, , 3 exemplares]. SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. [BCP 770.1 S699s, 5 exemplares]. WATTS, Harris. Direção de câmera: um manual de técnicas de vídeo e cinema. São Paulo: Summus, 1999. [BCS 791.437 W349d, 3 exemplares].

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2019 / 2 30 30 Cinema e Audiovisual (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
WAGNER IVAN DA ROSA PIREZ
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
FOTOGRAFIA Cinema e Audiovisual (Bacharelado)

Página gerada em 14/11/2019 17:03:19 (consulta levou 0.176588s)