Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL II
CÓDIGO
05000749
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Cor. Características das cores. Cor-luz. Cor-pigmento . Processo de combinação das cores. Contrastes de cores e visibilidade. Psicodinâmica das cores.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar condições para o estudo teórico e prático da cor com ênfase na percepção da forma bidimensional.

Conteúdo Programático

Unidade 1 – Cor
Percepção e fisiologia da visão – cor. Métrica da cor (saturação/matiz/luminosidade/tom/valor). Escalas cromáticas e acromáticas.
Unidade 2 – Cor
Definição. Cor luz. Cor pigmento (opaca e transparente). Classificação das cores.
Unidade 3 – Sistemas de organização cromática
Harmonia de valor (tom rompido/cinza colorido) e cromática (consonante/dissonante/assonante). Combinação de cores. Contrastes.
Unidade 4 – A cor no ambiente e na publicidade
A cor como mensagem – significado. Psicologia da cor. Escala de legibilidade.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARNHEIN, Rudolf. Arte e percepção visual. São Paulo: USP, 1980. BATTCOCK, Gregory. A nova arte. São Paulo: Perspectiva. DONDIS, D. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991. FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em publicidade. São Paulo: EDUSP, 1975. KUPPERS, Harald. Color. Barcelona: Ed. Lectura, 1973.

Página gerada em 29/03/2024 06:58:08 (consulta levou 0.107918s)