Nome da Atividade
ARTES VISUAIS NA EDUC. I - PRÉ-ESTÁGIO
CÓDIGO
05000753
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
68
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
68
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Construção de projeto de ensino a ser desenvolvido em instituições de ensino formal e não formal, bem como reflexão sobre trabalho docente, dinâmica de sala de aula e possibilidades pedagógicas para o ensino das artes visuais, com acompanhamento de professor orientador. Esta disciplina pretende desenvolver a relação teoria-prática pertinente ao processo de ensino e deve ser ofertada em regime de colegiado.

Objetivos

Objetivo Geral:

.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MOREIRA, A. A Formação do professor em uma perspectiva crítica. IN: Educação e Realidade, vol.17. MOREIRA, M. Aprendizagem – perspectiva teóricas. Porto Alegre: UFRGS, s/d.

Bibliografia Complementar:

  • LUDKE, M. e MEDIANO, Z. “Desvendando a Realidade da Avaliação na Escola”. In: Avaliação na escola de primeiro grau: uma análise sociológica. Campinas: Papirus, 1992, p.27-104. SILVA, T. M. A Construção do Currículo na Sala de Aula: O Professor Como Pesquisador. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda., 1990. ______ . “Os Novos Mapas Culturais e o Lugar do Currículo Numa Paisagem Pós-Moderna". In: Idéias: Currículo, conhecimento e sociedade. Devanil Tozzi (Coord.). São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 1995, p.29-41. VEIGA NETO, A. “Currículo e Exclusão Social". In: Ênfases e omissões no currículo. Antonio F. B. Moreira (org). São Paulo: Papirus, 2001, p.229-240.

Página gerada em 28/03/2024 17:07:03 (consulta levou 0.109883s)