Nome da Atividade
STORYBOARD
CÓDIGO
05000847
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Os princípios fundamentais da concepção de um audiovisual. A visualização e síntese dos fragmentos do roteiro.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral
Propiciar a compreensão do que abarca a realização de um storyboard na concepção de um audiovisual.

Específicos
Instrumentalizar a interpretação do roteiro através da representação gráfica dos componentes visuais que abarcam a estrutura narrativa ;
Experimentar as diferentes etapas de elaboração de storyboard;
Visualizar a história e sua sequência através do desenho dos planos mais a atuação e gestualidade dos personagens.

Conteúdo Programático

_ Origens, usos e aplicações do storyboard. Tipos de storyboard (concepção e apresentação).
_ Componentes Visuais aplicados a síntese do roteiro através do storyboard.
_ Ritmo e movimento aplicados ao storyboard.
_ Continuidade e corte. O uso dos raccords, tipos usuais de raccords (de movimento, direcional, de forma e ideia e combinado.
_ Desenvolvimento do storyboard final para a horizontalidade.


Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BLOCK, Bruce. A narrativa Visual. São Paulo: Elsevier, 2010. DANCYGER, Ken. Técnicas de Edição para Cinema e Vídeo. História, teoria e prática. Rio de Janeiro: Campus, 2007. JACQUINOT, Remi, SANT-VICENT, Olivier. SANT-VICENT, Raphaël. Guia prático do storyboard. Portugal: Edições Cine Clube Avanca, 2006. LAURENT, Jullier, MARIE, Michel. Lendo as imagens do Cinema. São Paulo: Editora Senac, 2009. Número de chamada:791.43 J94l 2009 (BCS) MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos: história, criação, desenho, animação, roteiro. São Paulo: M. Books do Brasil, 2005. ________________ Desenhando quadrinhos: os segredos das narrativas de quadrinhos, mangas e graphic novels. São Paulo: M. Books do Brasil, 2008. 264 p. ISBN 9788576800262.Número de Chamada: 741.5 M478d (BCS). ___________________ Reinventando os quadrinhos: como a imaginação e a tecnologia vêm revolucionando essa forma de arte. São Paulo: M. Books do Brasil, 2006. 252 p. ISBN 9788589384827. Número de Chamada: 741.5 M478r (BCS) NESTERIUK, Sergio. Dramaturgia de série de animação. São Paulo: ANIMATV, 2011. ISBN 9788591196401. Número de chamada: 791.45 N468d (BCS). OLIVEIRA, Sandra Ramalho e. Imagem também se lê. São Paulo: Rosari, 2005. 191 p. (Coleção TextosDesign) ISBN 8588343320. Número de chamada: 704.1 O48i (BCS) SIMON, Mark. Storyboards Motion in Art. Burglinton: Elsevier, 2007. ISBN 9780240808055Número de chamada: 741.58 S595s 3.ed. (BCS) TORTA, Stephanie e MINUTY, Vladimir. Storyboarding turning script to Motion. Canadá: Mercury Learning and information, 2011. SHAW, Susannah. Stop Motion. Técnicas Manuais para Animação com Modelos. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2012 WATTS, Harris. Direção de Câmera. Um manual de técnicas de vídeo e cinema. São Pulo: Sumus, 1999. ISBN 9788532306845. Número de chamada: 791.437 W349d 1999, BCS, 6 exemplares. _________________. On Camera: o curso de produção de filme e vídeo da BBC . 5.ed. São Paulo: Summus, 1990. 277 p. (Novas buscas em comunicação ; 36) ISBN 8532303141.

Bibliografia Complementar:

  • AUMONT, Jacques. O olho interminável. São Paulo: Cosac Naify, 2004. Número de chamada: 791.43 A925o 2.ed. (BCS) ______________; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012. 335 p. ISBN 9788530807030. Número de chamada: R 791.4303 A95d 5.ed. (BCS). CÀMARA, Sergi. All about techniques in animation production. Canada: Barrons Educations Series, 2006. ISBN 9780764159190. (Número de chamada: 741.58 C172a BCS, 3 exemplares). EISNER, Will. Quadrinhos e a arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1989. 154 p. Número de Chamada: 741.5 E36q BCS, 3 exemplares. EISNER, Will. Narrativas graficas de Will Eisner. São Paulo: Devir, 2008. 176 p. ISBN 9788575323625. Número de Chamada: 741.5 E36n 2.ed. (BCS).Quadrinhos e a arte sequencial / 1989 - ( Livros - Acervo 19616 , 1 exemplar) XAVIER, Ismail. O discurso Cinematográfico. A Opacidade e a Transparência. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2008. ISBN 9788570380791.Número de chamada: 791.437 E965 /4.ed. BCS, 11 exemplares.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 2 23 24 Cinema e Audiovisual (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
GUILHERME CARVALHO DA ROSA
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
STORYBOARD Cinema e Audiovisual (Bacharelado)

Página gerada em 21/11/2024 05:57:31 (consulta levou 0.122802s)