Nome da Atividade
IMAGEM DIGITAL I
CÓDIGO
05000883
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
34
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
0
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Introdução à imagem digital para a prática da realização audiovisual. Olhar técnico e fenomênico sobre a imagem digital dentro das necessidades da arte do cinema e do campo de atuação profissional e suas expansões audiovisuais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral

Fornecer um conhecimento introdutório sobre a imagem digital como suporte técnico e forma de pensamento audiovisual.

Objetivos específicos

Fazer com que as(os) estudantes construam conhecimento técnico elementar sobre o suporte digital para profissionais do audiovisual em todas as áreas de atuação técnica e artística;
Introduzir aspectos do pensamento sobre o fenômeno da imagem, com especial atenção ao papel da experiência da(o)
observadora(or)/espectadora(or) diante da imagem;
Permitir que as(os) estudantes consigam avançar na formação ofertada pelo curso, considerando aquisição desejável dos conhecimentos em componentes curriculares futuros.

 

Objetivos Específicos:

Fazer com que o estudante tenha um conhecimento básico do trabalho com ferramentas para realização audiovisual no que se refere aos suportes digitais de imagem;

Introduzir aspectos do pensamento sobre questões técnicas e estéticas da imagem no audiovisual;

Fornecer repertórios técnicos e estéticos para futuros componentes curriculares relacionados com a realização audiovisual, de forma específica as disciplinas correlatas com a pós-produção.

Conteúdo Programático

Unidade I – Introdução à imagem digital

1.1 Introdução à imagem técnica

1.2 Tipos e formatos de imagens digitais estáticas (vetor e bitmap)



Unidade II – A imagem para vídeo e cinema digital

2.1 Formatos digitais para cinema e audiovisual

2.2 Formação da imagem no vídeo: varredura

2.3 Sinal de vídeo: luminância e crominância

2.4 Compressão de vídeo

2.5 Amostragem de cor

2.6 Color spaces

2.7 Wrappers/containers de vídeo digital



Unidade III – Conhecimento elementar técnico

3.1 Desenho aplicado ao layout no Adobe Photoshop

3.2 Desenho aplicado à animação paperless no Toon Boom Harmony

3.3 Desenho aplicado à animação cut-out no Toon Boom Harmony

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012. Número de chamada: R 791.4303 A925d 5.ed. (BCS) FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. São Paulo: Cosacnaify, 2007. PARENTE, André (org.). Imagem-máquina : a era das tecnologias do virtual. 2. ed. Rio de Janeiro : Ed. 34, 1996. 300 p. Número de chamada: 303.483 I31 2.ed. (BCS)

Bibliografia Complementar:

  • AUMONT, Jacques. A imagem. 16. ed. Campinas: Papirus, 2011. Número de chamada: 701 A925i 12.ed. (BCS). MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. Número de chamada: 700.105 M149a (BCP). MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. 6. ed. Campinas: Papirus, 2012. Número de chamada: 791.4309 M149p 6.ed. (BCS) SILVA, João Guilherme Barone Reis e. Cenários tecnológicos e institucionais do cinema brasileiro na década de 90: comunicação e indústria audiovisual . Porto Alegre: Sulina, 2009. Número de chamada: 791.437 S586c 2009 (BCS) WHEELER, Paul. High definition cinematography. 3rd ed. Boston: Elsevier, 2009. Número de chamada: 778.53 W564h 3.ed. (BCS)

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
P1 2022 / 1 33 33 Cinema de Animação (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
GUILHERME CARVALHO DA ROSA
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
IMAGEM DIGITAL Cinema de Animação (Bacharelado)

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