Nome da Disciplina
HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO
CÓDIGO
05000885
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo com caráter de repertório, contemplando a evolução histórica, técnica e estética da animação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral
Através de exibição orientada de filmes e da análise de textos, a disciplina objetiva proporcionar o desenvolvimento da formação do aluno na área da animação.

Objetivos Específicos
Através de uma abordagem histórica e cronológica, promover o repertório na área.

 

Objetivos Específicos:

Participar dos debates em sala de aula mediante conteúdos expositivos originados de filmes documentais, pesquisas e seminários, no intuito de dominar conhecimentos gerais relacionados ao desenvolvimento da animação nacional e mundial.

Conteúdo Programático

Emile Reynaud e o praxinoscópio – Os primórdios.
Winsor McCay - A história da animação em stop motion e o Prêmio Winsor McCay pela International Animated Film Society
Os clássicos de Chuck Jones e os clássicos da UPA (United Productions of América) em séries para televisão.
A história da Disney.
Norman McLaren e a animação na película.
O documentário em animação. O caso Valsa com Bashir .
História da animação no Brasil – de Kaiser (1917), passando por Sinfonia Amazônica (1953) até à computação gráfica, apresentando estudos da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA)
Do surrealismo de Jan Švankmajer à animação de terror de Tim Burton.
Os filmes da Dreamworks e da Pixar.
Animação no Rio Grande do Sul.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AUMONT, Jacques. A Estética do Filme. Campinas. SP: Papirus, 1995. Número de Chamada: 791.4301 E824 / 6.ed. (BCS) BARBOSA Junior.; ALBERTO Lucena (org.). Arte da animação: técnica e estética através da história. São Paulo: Editora Senac, 2005. ISBN: 8573592192 MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 1990. Número de Chamada: 791.43014 M379l (BCS)

Bibliografia Complementar:

  • AUERBACH. Erich. Mimesis. São Paulo: Perspectiva, 4ª ed., 2002. AUMONT, Jacques e MARIE, Michel. Dicionário Teórico e Crítico de Cinema. Campinas, Papirus, 2003. SOLOMON, Charles. History of the Animation - Enchanted Dramings Revised and Update. Nova York: Wings Books, 1996. FOLMAN, Ari. Valsa com Bashir – Uma História da Guerra do Líbano. Porto Alegre: L&PM, 2009. GARDIES, René. Compreender o Cinema e as Imagens. Lisboa: Texto Gráfica, 2008. METZ, Christian. Linguagem e Cinema. São Paulo: Perspectiva, 1977. MORENO, A. A Experiência Brasileira no Cinema de Animação. Arte Nova/Embrafilme, Rio de Janeiro, 1978. RIBEIRO DA CRUZ ,Paula , Do Desenho Animado à Computação Gráfica: A Estética da Animação à Luz das Novas Tecnologias – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006 SATRAPI, Marjane. Persépolis. São Paulo: Cia das Letras, 2008. SERGI Càmara. O Desenho Animado. Lisboa: Editorial Estampa, 2005 SURRELL, Jason. Os Segredos dos Roteiros da Disney. São Paulo: Panda Books, 2009.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2019 / 2 28 25 Cinema de Animação (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
CARLA SCHNEIDER
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO Cinema de Animação (Bacharelado)

Página gerada em 21/11/2019 17:24:28 (consulta levou 0.392697s)